Huambo – Cento e 25 projectos estão a ser financiados desde 2020, com um valor global acima dos 10 mil milhões de Kwanzas, no âmbito da execução das acções do PRODESI, na província do Huambo, soube a ANGOP.
A informação foi prestada, esta sexta-feira, pelo director do gabinete de Desenvolvimento Económico e Integrado local, Manuel Vitongue, no final da VI sessão ordinária do Governo da província do Huambo, orientada pelo governador Pereira Alfredo.
Na ocasião, disse serem, na sua maioria, projectos ligados ao sector da agricultura, indústria e serviços aprovados pelo Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) desde 2020.
Precisou que os programas são do âmbito do Alívio Económico do Executivo angolano, do Aviso 10/2022, do Banco Nacional de Angola (BNA) e do Projecto de Apoio ao Crédito (PAC) reestruturado, todos inseridos no PRODESI.
Manuel Vitongue informou que os programas de alívio Económico e do Aviso 10/2022 do BNA estão em fase de reembolso, sendo que o PAC reestruturado seguirá, em breve, para esta etapa.
Referiu serem 78 projectos que deverão fazer o reembolso, enquanto outros estão em fase de negociação com o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) no sentido de alargar os prazos.
O PRODESI é um programa do Executivo, que visa acelerar a diversificação da produção nacional e a geração de riqueza, num conjunto de produções com maior potencial de geração de valor de exportação e substituição de importações.
Constam dos sectores da alimentação, agro-indústria, recursos minerais, petróleo e gás natural têxteis, florestal, vestuário e calçado, construção e obras públicas, tecnologias de informação e telecomunicações, saúde, educação, formação e investigação científica, turismo e lazer. ZZN/JSV/ALH