Menongue - Novecentos milhões de Kwanzas foram disponibilizados, até ao momento, para a província do Cuando Cubango, no âmbito da linha de crédito do Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importação (PRODESI) e abrangeram 34 empresas e cooperativas.
Das 34 candidaturas que receberam financiamento, 18 são empresas e 16 cooperativas, num total de 69 candidaturas para o acesso ao crédito, cujos valores monetários enquadram-se no pacote do desenvolvimento da agricultura, bem como de compra e venda dos produtos produzidos localmente.
A informação foi avançada nesta segunda-feira, à imprensa, à margem da abertura da formação e capacitação de cooperativas em ferramenta de gestão, pelo director do Gabinete para o Desenvolvimento Económico e Integrado do Cuando Cubango, Roberto Biwango.
Conforme o responsável, o Governo local pretende potenciar todas cooperativas agrícolas a produzirem, cada vez mais, para as exportações, aumento da empregabilidade e geração de renda familiar.
Em relação à formação, com duração de cinco dias, Roberto Biwango disse que a mesma visa ajudar as cooperativas a desenvolver-se como unidades económicas e melhorar a forma como devem actuar no mercado.
Os formandos estão a ser munidos de conhecimento nas áreas de gestão pessoal, marketing e comunicação, introdução à contabilidade, gestão operacional e direito.