PRODESI desembolsa mais de kz três mil milhões

     Economia           
  • Cunene     Terça, 31 Janeiro De 2023    15h44  
Relatório de Balanço " Prodesi"
Relatório de Balanço " Prodesi"
Angop

Ondjiva - Três mil milhões, 265 milhões, 499 mil e 450 kwanzas foram disponibilizados para o financiamento de 74 projectos, no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importação (PRODESI), na província do Cunene.

A informação foi avançada esta terça-feira, pelo director do Gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado, Orlando Kamaty, realçando que mais de 390 empresas apresentaram as suas candidaturas para o acesso ao crédito, das quais 74 foram aprovadas,  através do Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA).

Realçou que das empresas financiadas, 47 projectos foram no âmbito do Projecto de Apoio ao Crédito, com um montante de mil milhões, 850 milhões, 349 mil 450 kwanzas, 26 projectos no quadro do alívio económico, cuja cifra é de mil milhão, 365 milhões 150 mil kwanzas e o  um projecto relacionado com o aviso 10, no valor de 50 milhões de kwanzas.

Os sectores que mais absorveram o valor são o da agricultura, com 34 projectos, comércio e distribuição 20, pecuária 15 e os restantes ligados à indústria transformadora, hotelaria e turismo e das pescas.

Disse que as restantes empresas aguardam a aprovação, que passa por várias etapas do processo, nomeadamente o pedido de apoio, triagem do projecto, dossier de crédito, negociação com a banca e a última, o desembolso e acompanhamento da implementação do crédito desembolsado.

Orlando Kamaty fez saber que no âmbito do PODESI  foi igualmente aprovado o financiamento de 19 cooperativas agrícolas e pecuária.

Esclareceu que as cooperativas foram financiadas no âmbito do alívio económico, sendo que três inseriram-se no programa PAC reestruturado, cujo valor variou em função da avaliação feita pela equipa técnica.

Segundo o responsável, cada cooperativa tem um montante limite de 41 milhões de Kwanzas, com uma taxa de juro de 7.5 por cento, sendo que o prazo para o seu reembolso é negociável.

Sublinhou que a intenção é fazer com que as cooperativas agrícolas produzam, cada vez mais, fazendo com que as importações reduzam significativamente, assim como aumentar a empregabilidade e a geração de renda para as famílias.  

Relativamente ao desembolso financeiro por parte das empresas financiadas, disse que actualmente estão dentro do processo de mora, realçando que os mesmos têm o prazo até ao segundo trimestre de 2023.

Aprovado pelo Decreto Presidencial n.º 169/18 de 20 de Julho,  o PRODESI é um programa Executivo para acelerar a diversificação da produção nacional e geração de riqueza, num conjunto de produções, com maior potencial de geração de valor de exportação e substituição de importações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





+