Prodesi desembolsa mais de mil milhões de kwanzas

     Economia           
  • Cunene     Sexta, 04 Março De 2022    16h49  
Prodesi
Prodesi
Dilson Cahunda

Ondjiva - Mil milhões 365 milhões 150 mil kwanzas foram desembolsados pelo Banco de Desenvolvimento Angola (BDA) a 30 empresas e cooperativas da província do Cunene.

São projectos aprovados pelo Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi).

Do valor desembolsado, mil milhões 110 milhões 150 mil kwanzas correspondem ao financiamento de 12 empresas dos sectores agro-pecuário, comércio e distribuição, enquanto 255 milhões são do financiamento de 16 cooperativas agropecuárias e de pescas.

Os dados foram avançados hoje, sexta-feira, à ANGOP, pelo director do gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado do Cunene, Orlando Kamati, realçando que desde 2020 foram inscritas 246 candidaturas.

De acordo com o responsável, o programa disponibilizou para o Cunene 265 milhões para 18 cooperativas, faltando duas, uma por achar o valor irrisório em função da protecção dos investimentos e outra que encontra-se em processo de crédito junto do BDA.

Explicou que as empresas receberam valores acima dos cem milhões de kwanzas, já as cooperativas agropecuárias o valor limite do financiamento é de 50 milhões de Kwanzas para cada,  com uma taxa de juro de 7.5 por cento.

Segundo o responsável, as empresas têm um período de carência de seis meses, onde os produtores estão a amortizar a dívida que será feita num período de um ano e seis meses, enquanto as cooperativas só reembolsarão o empréstimo em 2023.

Entretanto fez saber que decorre actualmente um processo de reestruturação do Prodesi, com a criação do subprograma de Aceleração do Prodesi (PAP), que visa financiar as empresas em função das potencialidades de cada província.

“O objectivo é dinamizar e redimensionar o financiamento de novas cooperativas em função das propostas apresentadas num curto período de tempo”, sustentou.

Disse que o financiamento dado aos beneficiários, visa potenciar as empresas e cooperativas a produzir, de modo a reduzir as importações, aumentar a empregabilidade e gerar a renda familiar.

Apontou os problemas da seca que afectou a produção agropecuária de 2021, como constrangimentos da implementação do Prodesi por parte das cooperativas, enquanto para os grandes produtores verifica-se bons níveis de produção, com rendimentos acima da média.

O Prodesi é um programa de iniciativa do Executivo angolano para acelerar a diversificação da produção nacional e geração de riqueza, num conjunto de produtos com maior potencial para criar valor de exportação e substituição de importações.





+