Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Prodesi desembolsa mais de Kz 926 mil milhões à economia

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 21 Julho de 2022 | 13h12
Secretária de Estado para a Economia, Dalva Ringote
Secretária de Estado para a Economia, Dalva Ringote
Rosário dos Santos

Luanda - As linhas de crédito para a operacionalização do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi) aprovaram, desde o inicio do programa até a presente data, um total de 1 819 projectos, no valor de 926,38 mil milhões de kwanzas.

A informação foi avançada essa quarta-feira à imprensa pela secretária de Estado para a Economia, Dalva Ringote, durante o balanço dos quatro anos da implementação do Prodesi, referindo que, nesse período, deu entrada na banca 2 439 projectos, dos quais 475 se encontram em fase de negociação.

Dalva Ringote que falava num encontro integrado no acto de encerramento da 37ª edição FILDA2022, sublinhou que os 1 819 projectos aprovados terão como principal impacto económico um aumento do volume de negócios das empresas.

Segundo a responsável, dos 475 projectos submetidos à banca, ainda em fase de negociação, 48 dos quais dizem respeito ao aviso 10/2020 do Banco Nacional de Angola (BNA), 328 são referentes ao Programa de Apoio ao Crédito (PAC) e 98 representam outros instrumentos.

Dalva Ringote fez saber ainda que ao abrigo do Aviso 10/2020 foram aprovados 371 projectos que correspondem a  660 86 mil milhões de kwanzas, o Deutsche Bank (da Alemenha) aprovou oito projectos no valor de 189,36 mil milhões e o Programa de Apoio ao Crédito (PAC) conta com 769 projectos aprovados, orçados em 30 399 mil milhões de kwanzas.

Já o financiamento à compra de insumos  agrícolas e pescas, com 15 projectos aprovados, absorveu 1, 82 mil milhões de kwanzas, completou

A secretária de Estado para Economia disse também que foram desenvolvidas actividades para melhoria do ambiente de negócio em 11 domínios, dos quais seis considerados críticos (abertura de empresa, obtenção de crédito, registo de propriedade, execução de contrato, resolução de insolvência e investidores maioritários) e cinco abrangentes, designadamente licença de obra, obtenção de electricidade, pagamento de imposto, comércio internacional e actividades transversais).

No domínio dos produtores nacionais, o Prodesi, neste período em análise, registou 88 mil 98 produtores nas 18 províncias do país, com destaque para 16 667 da Huíla, nove mil 842 de Malanje e oito mil 75 oriundo do Bié, sublinhou.

O Prodesi, aprovado a 20 de Julho de 2018 por Decreto Presidencial, é um programa executivo que visa acelerar a diversificação da produção nacional e geração de riqueza, num conjunto de produções com maior potencial de geração de valor de exportação e substituição de importações.

Os sectores designados neste programa são a  Alimentação e Agro-indústria, Recursos Minerais, Petróleo e Gás Natural,  Florestal, Têxteis, Vestuário e Calçado, Construção e Obras Públicas, Tecnologias de Informação e Telecomunicações, Saúde, Educação, Formação e Investigação Científica, Turismo e Lazer.    

 A 37ª edição da FILDA, sendo a maior montra de negócios de bens e serviços patente na  Zona Económica Especial (ZEE), congrega 629 expositores nacionais e estrangeiros, representados por 15 países, decorreu de 16 a 20 do mês em curso.

O evento  foi promovido pelo Ministério da Economia e Planeamento (MEP), em parceria com a empresa Eventos Arena, é realizado sob o lema "Tecnologias Disruptivas como Factor de Desenvolvimento Económico”. 

 





Notícias de Interesse

PM do Japão confirmado no cargo pelo parlamento

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 11h20

Novo hospital encurta distâncias no Cuanza-Norte

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 10h46

Azerbaijão: COP29 já decorre em Baku

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 10h36

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+