Luanda - Cinquenta e quatro projectos, dos 329 créditos aprovados, contam com um desembolso efectivo avaliado em 950 mil milhões de kwanzas, liberados no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações (PRODESI).
Do total, 2,2 mil milhões de kwanzas foram desembolsados pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), que implementa o Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), de acordo com dados avançados, nesta terça-feira, pela secretária de Estado da Economia, Dalva Ringote.
Ao falar no habitual briefing do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), sublinhou que desde a implementação do instrumento de financiamento do PAC foram aprovados, na semana 13 a 20 deste mês, 329 projectos, mais 107 em relação a última semana.
Foram beneficiários dos projectos aprovados e com desembolso financeiro, as províncias de
Luanda (22) , Bengo (5), Huíla (5), Huambo (3), Cunene (3), Uíge (2).
As provincias do Bié, Cunene, Namibe,
Malanje, Cuanza Sul e Uíge viram três projectos desemboldados cada, enquanto que o Moxico, Cuanza Norte, Benguela e Cabinda com um cada.
Mereceram este financeiro, os projectos ligados aos sectores da indústria transformadora (5), agricultura (26), pescas (6), resíduos sólidos urbanos (5), pecuária (2) e turismo (2), entre outros.
No geral, os instrumentos de financiamento de apoio ao PRODESI pagaram um total de 1.397 projectos.
No desempenho, por linha de financiamento, estão o Alívio Económico, com 528 projectos, Aviso nº10/2022 do BNA, com 367, o PAC com 68 e Fundo de Apoio ao Departamento Agrícola (FADA), com 142.
O Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações - PRODESI é uma iniciativa do Executivo para acelerar a produção nacional e geração de riqueza.
Concluído primeiro clico do PREI
Em relação ao Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI), Dalva Ringote, fez saber que terminou o primeiro ciclo de registo e formalização dos operadores informais (entre vendedores de mercado e profissionais liberais) no país.
O primeiro ciclo do PREI cobriu os municípios sede das 18 províncias e permitiu a formalização global de 205 mil empreendedores, maioritariamente mulheres (75%) entre os 15 e 45 anos.
A responsável não avançou datas sobre o início do segundo ciclo, que poderá contar outros municípios, num total dos 164 que compõem o país.