PRODESI cria dois mil 632 postos de trabalho no Bié

     Economia           
  • Bié     Quarta, 21 Dezembro De 2022    12h52  
Director provincial do gabinete de desenvolvimento económico integrado do Bié, Figueiredo Canguende 
Director provincial do gabinete de desenvolvimento económico integrado do Bié, Figueiredo Canguende 
Leonardo Castro

Cuito - Dois mil 632 postos de trabalho directo foram criados na província do Bié, com a implementação de diversos projectos, no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

A informação foi avançada hoje, quarta-feira, na cidade do Cuito (Bié), pelo director provincial do Gabinete do Desenvolvimento Económico Integrado do Bié, Figueiredo Canguende.

Além destes, sublinhou o responsável, foram igualmente criados 10 mil 274 empregos indirectos.

Fazendo o balanço das actividades económicas realizadas este ano, o responsável, em declarações à ANGOP, informou que, no quadro do PRODESI, no Bié foram financiados 18 projectos, no valor de 760 milhões 930 mil 784 kwanzas, pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).

Os projectos situam-se no município do Cuito, com cinco, Chitembo e Catabola, com três cada, Capacupa e Nharêa, com dois cada, enquanto o Andulo, Chinguar e Cunhinga tiveram cada um.

Na linha de crédito de modernização de expansão das actividades no sector da agricultura, pecuária e pescas, aprovado pelo executivo, no valor de 12,5 mil milhões de kwanzas, foram seleccionados 18 projectos de cooperativas, dos quais 16 já financiados, no valor total 550 milhões de kwanzas.

Os projectos foram implementados nos municípios do Andulo, Cuito e Camacupa, com três cada, Nharêa, Catabola, com dois, Chitembo, Cunhinga e Cuemba, com um cada.

Para o Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA), a província teve mais de mil projectos inscritos, destes apenas cinco foram financiados, no total de 20 milhões de kwanzas, nos municípios do Cuito, Camacupa e Cunhinga.

Para o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), o Bié inscreveu 40 projectos, sendo 13 aprovados e financiados, com o valor total 202 milhões 324 mil 33 kwanzas e 81 cêntimos, implementados nas municipalidades do Andulo, Cuito Camacupa, Nharêa, Catabola e Cunhinga.

Lembrou ainda que no Projecto de Apoio ao Crédito (PAC), foram inscritos 197 projectos, 46 foram aprovados e financiados, no valor de um mil milhão 658 milhões e 710 mil kwanzas.

Figueiredo Numbi mostrou-se satisfeito com os resultados alcançados, tendo salientado que os projectos estão a contribuir no processo de combate à fome e pobreza na circunscrição.

Para o próximo ano, o responsável assegurou que vários processos já estão em posse do Ministério da Economia e Planeamento, para aprovação e consequentemente financiamento.

 





+