Luanda - Noventa e dois passageiros seguiram este domingo a bordo do primeiro voo da TAAG, de Luanda para Cabinda, no início gradual das operações de voos domésticos a partir do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), um ano após a sua inauguração.
Trata-se de 12 passageiros na classe executiva e 80 na económica, o equivalente a 75 por cento da lotação do avião modelo Boeing 737-700, cuja capacidade é de 120 passageiros.
Para o efeito, o novo aeroporto começou a registar movimentos de passageiros às 5 horas, dirigindo-se de forma ordeira para a área de check in, pré-embarque e embarque, ávidos de testemunhar o "baptismo” de transporte de passageiros no AIAAN.
A aeronave, com a mtricula D2 TBJ, também transportou 490 quilogramas de caga e partiu de Luanda pouco depois das 8h00, com previsão de chegada às 9h10 no Aeroporto Maria Mambo Café, em Cabinda.
Para além dos oito membros da tripulação, seguem a bordo do avião funcionários da TAAG, do ecossistema de funcionamento do novo aeroporto e jornalistas.
De acordo com informações a que ANGOP teve acesso, nas "terras do Mayombe", a chegada da aeronave será presenciada pela governadora e o Bispo local, nomeadamente, Suzana de Abreu e Dom Belmiro Chissengueti, para além de outras entidades.
Às 9h50, o avião regressa a Luanda com outros 77 pessoas com viagem marcada, totalizando 169 passageiros.
Ainda em Luanda, está prevista uma cerimónia de baptismo do voo inaugural a partir do AIAAN.
Com esta operação, inicia-se o processo de transferência gradual das operações comerciais de passageiros da TAAG do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro para o novo Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, que recebeu formalmente, na última quinta-feira, a certificação de voos nacionais e internacionais de passageiros.
O AIAAN tornou-se na segunda infra-estruturas aeroportuárias do país alinhada aos padrões de qualidade, segurança e eficiência operacional recomendados internacionalmente, à semelhança do 4 do Aeroporto de Fevereiro.
Os voos da TAAG a partir do AIAAN terão como destino apenas a província de Cabinda, prevendo-se para Dezembro a incorporação das rotas da região Leste (Dundo, Saurimo e Luena) e do Soyo na programação e, progressivamente, no primeiro trimestre de 2025, concluir a transferência das demais ligações domésticas e internacionais.
Inaugurado a 10 de Novembro de 2023, o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto tem capacidade para mais de 15 milhões de passageiros (cinco no segmento doméstico e 10 internacionais) por ano.
A infra-estrutura tem duas pistas duplas e está preparada para receber diversos tipos de aviões, com realce para o Airbus A380, considerado a maior aeronave comercial da actualidade.
Até à data presente, o novo aeroporto recebeu voos de carga, tendo capacidade para transportar 130 mil toneladas de mercadoria por ano.ML/ACC/VC