Primeira Conferência Internacional dos Diamantes inicia hoje

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 25 Novembro De 2021    00h01  
Diamantes de Angola (Foto ilustração)
Diamantes de Angola (Foto ilustração)
Francisco Miúdo

Luanda – A “Angola International Diamond Conference” (AIDC), que tem como objectivo divulgar a qualidade dos diamantes de Angola e atrair mais investimentos privados para o mercado deste mineral no país, começa hoje (quinta-feira), no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo (Lunda Sul). 

Sob o lema “Angola: Destino para o Investimento Sustentável na Indústria de Diamantes”, essa primeira Conferência Internacional dos Diamantes vai decorrer até ao dia 27 deste mês, contando com a presença de ministros de minas das principais nações africanas produtoras de diamantes.

O certame contará igualmente com líderes de empresas diamantíferas, especialistas nacionais e internacionais, entre outras individualidades.

Durante três dias, os participantes à AIDC vão analisar e debater temas como "Os rendimentos na indústria diamantífera, nos últimos cinco anos", "Métodos e disponibilidade de dados", "Investigação geológica", "Resultados de áreas com potencial mineiro" e "Desafios e impactos nas comunidades".

Depósitos primários e secundários, prospecção, análise de mercado de diamantes, pesquisa de tendências de joalharia e dados de laboratórios, bolsa, futuro do mercado e financiamento sustentável e a exploração mineira e desenvolvimento de projectos diamantíferos em Angola são outros assuntos a serem analisados.

A propósito do certame, o secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correia Victor, considerou o evento como uma grande oportunidade para se investir nesse sector estratégico para a diversificação da economia nacional.

Em entrevista à ANGOP, o secretário de Estado fez saber que dos convidados ao certame constam grandes empresas parceiras de Angola no sector mineiro, oriundas de África, da Ásia e América, sendo que do continente africano estão confirmadas as repúblicas Democrática do Congo (RDC), da Namíbia e do Botswana.

Com uma capacidade de produção de mais de oito milhões de quilates por ano, Angola é o quinto maior produtor mundial de diamantes, com 13 por cento da extracção deste mineral, sendo as províncias da Lunda Norte e Lunda Sul as principais áreas de exploração diamantífera.

Em África, o país ocupa a segunda posição, a seguir ao Botswana. Para este ano, Angola prevê atingir a produção de 9 milhões de quilates de diamantes. Em Angola, os primeiros registos de ocorrência de diamantes verificaram-se em 1590, enquanto os primeiros cristais classificados como diamantes foram descobertos em 1909.

Em 1912 aumentaram as evidências da existência de diamantes no país, quando dois geólogos ligados à empresa “Forminiére” encontraram sete diamantes no riacho de Mussalala, na Lunda Norte.

Neste mesmo ano foi criada a Companhia de Pesquisas Mineiras de Angola (PEMA). As primeiras explorações diamantíferas tiveram lugar no rio Chicapa e seus afluentes.





Notícias de Interesse

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+