Luanda – A Associação das Empresas Prestadoras de Serviço da Indústria Petrolífera Angolana (AECIPA) advoga a implementação de tecnologias que reduzem a emissão de gases estufa, melhoram a eficiência energética e optimizam o uso de petróleo.
De acordo com o presidente da AECIPA, Bráulio de Brito, a criação e utilização de tecnologias inovadoras torna a produção mais sustentável, bem como aumenta a competitividade de Angola no mercado internacional, que está cada vez mais atenta as questões ambientais.
Em declarações à imprensa, no âmbito da 5.ª edição da Conferência e Exposição Internacional Angola Oil & Gas 2024, que termina está quinta-feira, em Luanda, o responsável aponta a sustentabilidade e suficiência energética como um dos temas de momento, através da adopção das melhores práticas para aumentar a produção de petróleo com a atenção na protecção ambiental.
Bráulio de Brito afirmou que essas soluções e serviços fortalece a indústria petrolífera angolana, colocando o país num lugar de destaque entre os maiores produtores.
Por isso, a fonte destacou a importância de se trabalhar de forma colectiva e unida entre governos, operadores e prestadores do ramo petrolífero, para garantir o sucesso contínuo do sector estratégico e permitir a construção de um futuro mais inclusivo e próspero.
Por outro lado, o presidente da AECIPA referiu que um dos principais compromissos de prestadores de serviço é ajudar a capacitar a indústria nacional e a desenvolver a cadeia de valor que empregam outros sectores, como a petroquímica, agricultura e energias renováveis, bem como a indústria transformadora.
Essas acções, avançou, ampliarão o impacto da indústria para além do petróleo e gás, ajudando Angola a diminuir a sua dependência num único recurso e a criar uma base económica mais ampla e sustentável.
Bráulio de Brito sublinhou também que a segurança sustentável de Angola e do continente passa pela capacidade de se gerir os próprios recursos e pela transferência e crescimento tecnológico, pelo desenvolvimento profissional do homem, bem como gerar riquezas para as empresas e os países.
Sob o lema "Impulsionar a exploração e o desenvolvimento para aumentar a produção em Angola", a 5ª edição da Conferência e Exposição Internacional Angola Oil & Gas 2024 tem como principal objectivo impulsionar a exploração do petróleo em Angola e reforçar a competitividade do país no sector e a sua posição no mercado mundial do petróleo e gás.
O evento conta com o patrocínio do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), em parceria com a Associação das Empresas Contratadas da Indústria Petrolífera de Angola (AECIPA) e a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG).
Considerado como o principal evento do sector de petróleo e gás do país, a conferência oferece diversas oportunidades para empresas firmarem acordos, promoverem a colaboração e impulsionarem projectos em Angola e na Região Austral. ASS/QCB