Luanda - O Presidente da República de Madagáscar, Andry Rajoelina, constatou, esta quinta-feira, o potencial da Refinaria de Luanda, no âmbito da visita que efectua ao país para o reforço da cooperação entre os dois Estados.
O estadista, que não fez declarações à imprensa, recebeu informações relativas ao sector dos petróleos, de forma geral, bem como sobre o último projecto de melhoria da refinaria, que aumentou a capacidade de produção da gasolina, do gás butano e do hidrogénio cinzento.
Na ocasião, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, referiu que Angola poderá transmitir a sua experiência ao Madagáscar neste ramo de actividade, a nível da formação e de outras estruturas como bases logísticas e laboratórios.
O governante lembrou que, na manhã desta quinta-feira, foram assinados dois memorandos de entendimento entre Angola e Madagascar ao nível dos sectores petrolífero e mineiro, pelo que a visita serviu para o Presidente Andry Rajoelina ter uma impressão do que o país tem a nível de infra-estruturas neste sector.
Segundo Diamantino Azevedo, o estadista malgaxe ficou impressionado como o projecto e suas funcionalidades.
O governante angolano também apresentou as estratégias de refinação para aumentar a produção a nível nacional e permitir maior exportação, com realce para os projectos de construção das refinarias de Cabinda, cuja inauguração está prevista para meados de 2025, do Zaire e de Benguela.
Outra componente de refinação e petroquímica a que se fez referência é ligada a produção de fertilizante como amónio e ureia.
A Refinaria de Luanda, unidade que transforma o petróleo bruto em derivados, tem capacidade de produção de 65 mil barris de petróleo/dia.
As relações entre Angola e o Madagáscar são consideradas excelentes, havendo consultas regulares a nível presidencial, ministerial e técnica, sendo que ambos os países têm edificado um quadro que permita aprofundar ainda mais as relações nos variados domínios com apoio mútuo quer a nível regional, quer a nível continental. AMC/VC