Presidente dos arquitectos defende melhoria das condições da classe

     Economia           
  • Uige     Sexta, 29 Setembro De 2023    22h59  

Uíge - O presidente do conselho provincial da Ordem dos Arquitectos do Uíge, Domingos Drupet, defendeu, esta sexta-feira, a melhoria das condições sociais da classe.

O responsável fez esse pronunciamento quando intervinha na abertura da palestra sobre “A visão da Ordem dos Arquitectos de Angola em relação à arquitectura e urbanismo “, tendo referido que a instituição carece de infra-estruturas e outros meios de trabalho.

Explicou que a ordem dos arquitectos sobrevive de suas quotas, situação que torna difícil o trabalho dos profissionais.

Por outro lado, o responsável manifestou a disposição de contribuir para o bem da classe, tal como dar apoio técnico aos projectos que serão implementadas na província, a fim de garantir qualidade das construções.

Explicou que o conselho tem realizado várias actividades, como visita aos municípios para informar sobre a função da ordem, palestras nas universidades públicas e privadas, entre outras actividades.

Por sua vez, o  director provincial dos Serviços Técnicos e Infra-estruturas do Uíge, Pinda Zacarias Dongala, pediu aos arquitectos para elaborarem relatório periódico sobre o estado de ordenamento do território.

O engenheiro disse ser importante compreender o impacto de vários programas económicos e sociais, facilitar os ajustes  de planos ou programa de desenvolvimento territorial, assim como melhorar a  visão do futuro  no que se refere ao desenvolvimento do território .

A Ordem dos Arquitectos no Uíge, criado em 2001,  controla um total de  25 profissionais. EP/JAR





+