Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Presença de Joe Biden na Cimeira sobre Corredor do Lobito trará inúmeros ganhos

     Economia              
  • Huambo • Quarta, 04 Dezembro de 2024 | 10h57
1 / 2
Presidente Joe Biden chega a  Benguela
Presidente Joe Biden chega a Benguela
Pedro Parente-ANGOP
2 / 2
Caminho de Ferro de Benguela (CFB), parte do Corredor do Lobito
Caminho de Ferro de Benguela (CFB), parte do Corredor do Lobito
ANGOP

Huambo – A presença do Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, na Cimeira Multilateral sobre o Corredor do Lobito, que decorre, esta quarta-feira, na província de Benguela, trará inúmeros ganhos o povo angolano, assinalou o empresário Benjamim Chicomo.

O estadista norte-americano iniciou, segunda-feira (02) uma visita de trabalho de três dias a Angola, a convite do seu homólogo angolano, João Lourenço.

A cimeira contará, igualmente, com as presenças dos presidentes da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tchissekedi, da Zâmbia, Hakainde Hichilem e o vice-presidente da Tanzânia, Philip Mpango. 

Em declarações à ANGOP, o empresário do ramo de transportes públicos de passageiros e mercadorias, ligado à empresa BGC – transportes, disse que a visita do Presidente Joe Biden a Angola e na província de Benguela, em particular, com o objectivo para participar na Cimeira sobre o Corredor do Lobito, despoleta, de uma forma ou de outra, alguma esperança ao sector empresarial angolano.

Sublinhou que o funcionamento pleno do Corredor do Lobito vai, entre os inúmeros benefícios, trazer mais garantia aos investidores, tanto nacionais, como estrangeiros, com a criação de centenas de emprego para os jovens locais.

Na verdade, acrescentou Benjamim Chicomo, o investimento norte-americano nesta rota estratégica de Angola, com benefícios directos para as provinciais de Benguela, Huambo, Bié e Moxico, irá, também, contribuir para a redução do desemprego nestas regiões do país, com a previsão de criar mais de dois mil postos de trabalho directo.

Disse ser um ponto catalisador para o desenvolvimento económico, pois irá oferecer inúmeras oportunidades empresarias e proporcionar possibilidades de empregos na agricultura, indústria, transportes e inclusão dos jovens, principalmente, das províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico.

“Eu penso que está de parabéns Angola, principalmente, as províncias que fazem parte do Corredor do Lobito, pois acredito que os próximos dias, apesar de se tratar um projecto de longo prazo, mas dizer a presença do Presidente Joe Biden marca, na verdade, o início desta grande empreitada”, vaticinou.

O empresário Benjamim Chicomo afirmou tratar-se de uma série de benefícios que, também, vai beneficiar o sector empresarial local, tanto no domínio da prestação de serviço, como na componente da exportação da produção nacional, daí ser um ganho da diplomacia angolana e do Presidente João Lourenço.

O Corredor do Lobito é uma rota estratégica e de grande importância económica e logística para Angola, países vizinhos e a região da África Austral. Ele conecta o Porto do Lobito, localizado na costa atlântica de Angola, com as regiões interiores do país e os países sem acesso ao mar, como a República Democrática do Congo (RDC) e a Zâmbia.  

Este importante  corredor serve como uma via essencial para a exportação e importação de mercadorias, particularmente minerais como cobre, cobalto e outros recursos extraídos na RDC e na Zâmbia. Oferece acesso ao mercado global, reduzindo custos logísticos para esses países. ALH

 

 

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+