PREI regista mais de quatro mil operadores económicos no Catinton

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 11 Março De 2022    16h21  
Mercado
Mercado
Pedro Parente

Luanda – Mais de quatro mil vendedoras do mercado do Catinton, distrito urbano da Maianga, município de Luanda, começaram, nesta sexta-feira, transitar da economia informal para a formal, no âmbito do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI).

O PREI, que visa contribuir para o crescimento económico e social, potenciar a promoção do trabalho decente e a redução da pobreza nas comunidades, vai se estender igualmente para os agentes económicos dos arredores (grossistas e retalhistas).

No acto de hoje, a novidade foi a inclusão do Ministério da Educação (MED) no PREI, passando doravante a alfabetizar as vendedoras, como incentivo social para a transição da informalidade para a formalidade de todos os operadores económicos.

Falando à imprensa hoje, o coordenador técnico do PREI, Adriano Celso Borja, considerou importante a parceria com o Ministério da Educação (MED) que vai ajudar as vendedoras a melhorar os seus conhecimentos, visto que muitas não tiveram oportunidade de estar inseridas no sistema de ensino.

Precisou que doravante os técnicos do MED vão a todos os mercados para alfabetizar as vendedoras.

De igual modo estão mobilizadas equipas da Direcção Nacional de Registo e Notariado, para a emissão do Bilhete de Identidade, dos serviços municipais da administração local, para a emissão dos cartões de vendedor de bancada e de vendedor ambulante.

Fazem ainda parte da equipa os funcionários dos serviços da Administração Geral Tributária (AGT), para activação do Número de Identificação Fiscal, do Guiché Único da Empresa, para a constituição de micro empresas, e do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), para a certificação e capacitação em gestão de micro-negócios.

Todos os vendedores que aderirem ao PREI vão ter ainda os serviços do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), das sociedades de micro-crédito e de uma equipa da UNITEL para a activação da solução de pagamentos por telemóvel.

O PREI visa garantir a protecção social dos operadores económicos, conferir dignidade, facilitar o acesso a documentação, garantir mais postos de emprego e ajudar a diversificar a fonte das receitas públicas do país.

PREI é uma iniciativa do Governo de Angola, com apoio orçamental da União Europeia, com a assistência técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e para além de Luanda, já foi lançado nas províncias do Huambo, Huíla, Moxico, Lundas Sul e Norte, Cunene, Malanje, Cuanza Norte, e Bíe.

Em Luanda já beneficiaram da iniciativa as vendedoras dos mercados do Km30, Zango, Luanda sul, Kikolo, Panga-Panga e Asa Branca.

Desde o lançamento do PREI, em 2021, no mercado do Km30, em Luanda, foram já formalizados mais de 100 mil operadores económicos (vendedores de bancada e ambulantes) em Angola.

 

 





Notícias de Interesse

João Lourenço conversa com Azali Assoumani

Domingo, 26 Maio De 2024   15h26

PR já nas Comores para investidura de Assoumani

Domingo, 26 Maio De 2024   08h52

Trajectória política da União das Comores

Domingo, 26 Maio De 2024   08h36

Comores - uma ilha perfumada

Domingo, 26 Maio De 2024   07h59

+