PREI regista mais de dois mil pedidos de microcrédito

     Economia              
  • Luanda • Terça, 06 Abril de 2021 | 17h18
Grande parte dos camponeses e agricultores ainda usam enxadas e arado puxado pelo boi
Grande parte dos camponeses e agricultores ainda usam enxadas e arado puxado pelo boi
ANGOP

Luanda - Dois mil e 39 micros e pequenos empreendedores solicitaram já cerca de 4,9 mil milhões de kwanzas, desde a operacionalização da linha de financiamento de microcrédito das Medidas do Alívio Económico, e do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI).

 A informação foi dada hoje pelo secretário de Estado da Economia, Mário Caetano João,   que falava no habitual “Briefing” do Ministério da Economia e Planeamento (MEP) para o balanço das acções de financiamento, no quadro do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi).

Na semana transacta, disse o gestor, foram já registados 32 novos pedidos de crédito num valor de Kz 119,2 milhões.

De acordo com o responsável, na semana finda foram efectivamente financiados sete candidatos em três (3) sectores de actividade, no valor de Kz 18,3 milhões, sendo produtos e serviços da cadeia de agronegócio (Kz 10,6 milhões), processamento Alimentar  (Kz 6,1milhões)  e logística e distribuição de produtos agroalimentares e de pesca (Kz 1,5 milhões).

Desde a operacionalização da linha de microcrédito, foram criados dois mil e 202 postos de emprego, dos quais mil e 175 a micro-empreendedores do sexo feminino e mil e 27 do sexo masculino.

O Decreto Presidencial 98/20 já permitiu a formalização de 704 micro e pequenas empresas, sendo que até ao final de 2022, a meta prevista no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) é a formalização de dois mil micro-empreendedores.

Para este ano, de acordo com a programa do MEP, espera-se  formalizar 750 de micro-empreendedores, sendo que em 2021 foram formalizados 454.

 Em relação ao Serviço de Apoio no Acesso ao Crédito, Mário Caetano João  disse  que não foram reportados projectos aprovados, continuando na banca 136 projectos por aprovar nos âmbito dos instrumentos financeiros “Aviso 10/20 do BNA com 45”, Linha de crédito Deutsche Bank,  dois ”, “DP 98/20 bens de origem nacional” seis, DP 98/20 cooperativas, 19 e PAC, 64.

No geral,  adiantou, desde 2019,  os instrumentos e produtos financeiros ao dispor do Prodesi viabilizaram a aprovação de 757projectos,  perspectivando aproximadamente 48 mil postos de trabalho, onde os projectos aprovados ascendem a um valor aproximado de Kz 510,1 mil milhões.

 Mário Caetano João fez saber que quanto ao Programa de Capacitação às Cooperativas, no âmbito do projecto de modernização das cooperativas de Angola, o Instituto Nacional de Apoio as Micro, Pequenas e Médias Empresas (Inapem) lançou, recentemente, a plataforma “Promove”, com o objectivo de capacitar e modernizar a gestão das cooperativas, e criar uma rede de gestores de cooperativas, preparados e disponíveis, para o apoio necessário aos empresários que estejam organizados desta forma.

Desde 23 de Fevereiro, começaram a ser formados “mentores e coaches” que irão permitir a materialização deste objectivo e principalmente a operacionalização deste ambicioso projecto.



Tags


Notícias de Interesse

Está cumprida a minha missão - Roque Sapiri

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 20h13

Apuramento “inédito” marca semana desportiva

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 19h25

Assembleia Geral da ONU aprova Pacto para o Futuro

 Domingo, 22 Setembro de 2024 | 17h47

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+