Preço do bombó baixa de Kz 35 mil para Kz 16 mil no Moxico

     Economia              
  • Moxico • Quinta, 18 Julho de 2024 | 18h30
Abundância do bombó reduz preço nos mercados informais
Abundância do bombó reduz preço nos mercados informais
David Dias-ANGOP

Luena – O preço do bombo, um dos alimentos mais consumidos no país, registou uma redução de 54 por cento, na cidade do Luena, fixando-se em 16 mil kwanzas, contra os 35 mil praticados há três meses.  

Conforme os comerciantes, a redução se deve à colheita em grande escala nesta época do ano, que está reduzindo significativamente o preço deste produto.

A ANGOP apurou durante uma ronda feita pela nos mercados informais da cidade do Luena, que o saco de 150 quilogramas de bombó, que em Março último custava 35 mil kwanzas, está a ser comercializado no valor de dezasseis  mil kzs, a passo que um  balde de cinco quilos de fuba, baixou de dois mil e 500, para mil 800 actuais.

Contrariamente ao bombo,  o milho registou um ligeiro aumento, cujo saco de 150 quilogramas passou de  34 mil comercializados anteriormente  para 36 mil actuais.

Na ocasião, Fernanda Joia, vendedora do mercado no Kawango há mais de  20 anos, disse que o preço do milho alterou, em função da pouca produção dos camponeses.

 Disse que em outras épocas, mais de 200 sacos de milho de 150 quilogramas davam entrada diariamente nos armazéns do mercado, os actuais 50 que se registam actualmente, por alegado custo  da transportação do produto.

Relativamente ao bombó, disse que este período facilita o processo de secagem do tubérculo (mandioca), permitindo a entrada de mais de 150 mil quilos, diariamente, no maior parque de venda da região.

Por sua vez, a comerciante  Leza Nama Figura, há oito anos neste ramo de negócio, disse que tem revendido estes alimentos na província da Lunda - Norte, exemplificando que a quantidade de 150 quilogramas que adquire no Luena por 36 mil, vende a 50 mil naquela região do país, devido ao custo do transporte. ISAU/TC/YD

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+