Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Preço da carrada de areia duplica em Mbanza Kongo

     Economia              
  • Zaire • Quarta, 02 Outubro de 2024 | 12h24
Lotes de terras para construção em Caimbambo, Namibe
Lotes de terras para construção em Caimbambo, Namibe
Frederico Herculano-angop

Mbanza Kongo – Quatrocentos mil kwanzas é o valor que está a ser comercializada, nos últimos dias, uma carrada de areia de 18 metros cúbicos, na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, contra os 180 mil kwanzas praticados há sensivelmente dois meses.

A escassez no mercado local desse material indispensável para a construção civil, segundo apurou esta quarta-feira à ANGOP, está na base do encarecimento.  

Alguns revendedores de inertes afirmaram que, a ruptura que se assiste nos pontos de comercialização de areia desta cidade, deve-se à avaria da única pá carregadora existente no município piscatório do Nzeto, local onde é proveniente a areia utilizada em Mbanza Kongo.

Para o retalhista Mungadi Luvunda, residente no bairro 11 de Novembro, a situação já se alastra há mais de dois meses, pelo que pede a intervenção das entidades competentes para inverter este quadro.

Acrescentou que para além da actual tarifa da carrada de areia, o que mais preocupa os munícipes locais é a escassez desse material no município sede da província do Zaire.

“Os preços são negociáveis, mas o que preocupa-nos mais é a ruptura total do stock de areia nos pontos de revenda da nossa cidade”, salientou.

Por sua vez, Ndolovity Nsediolanda, também revendedor de inertes, disse que a alternativa tem sido a areia de pouca qualidade, extraída da localidade de Ndinga FNLA, no município do Tomboco, enquanto se aguarda pela reparação da pá carregadora na vila do Nzeto.

“É uma areia sem qualidade para a construção de residências. Mas, como diz o ditado que onde não há maduro, vai o verde, estamos nos remendiar assim mesmo ”, ressaltou.

O município do Nzeto, localidade onde sai a areia utilizada em projectos de construção civil na cidade de Mbanza Kongo, dista a 230 km.

A ANGOP tentou sem sucesso ouvir os responsáveis do Gabinete Provincial do Zaire para o Desenvolvimento Económico Integrado, para se debruçarem sobre o novo tarifário da carrada de areia em Mbanza Kongo.

O município de Mbanza Kongo tem uma população estimada em mais de 180 mil habitantes, distribuídos pelas comunas de Madimba, Luvo, Kaluka, Nkiende, Kalambata e Sede. DA/JL

 

 

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+