Luanda - O prazo de entrega de propostas para o concurso internacional de licitação das seis bacias terrestres “onshore” (em terra) do Baixo Congo e do Kwanza termina sexta-feira (dia 09), depois de uma prorrogação de 30 dias.
Caso a Agência de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) cumpra com o cronograma (ciclo de ligação 2020), no dia 12 deste mês serão abertas as propostas submetidas pelos potenciais investidores nacionais e estrangeiros, após o lançamento do concurso a 30 de Abril deste ano.
Enquanto isso, a avaliação e qualificação das mesmas estão previstas para o dia 25 de Agosto deste ano; a adjudicação para Setembro (09); as negociações dos contratos para Novembro (18); e a assinatura destes para Dezembro (29).
A concessionária nacional recorda que o concurso público para a “Licitação 2020” abrange nove blocos, sendo três na Bacia Terrestre do Baixo Congo (CON1, CON5 e CON6) e seis na do Kwanza (KON5, KON6, KON8, KON9, KON17 e KON20).
“A existência de 20 descobertas e produção há mais de 40 anos nas concessões FS e FST a nível da bacia terrestre do Baixo Congo, com 11 campos de óleo e dois de gás ao longo da bacia do Kwanza, comprova a existência de um sistema petrolífero funcional em ambas as bacias”, refere.
A Agência Nacional de Petróleo e Gás destaca, de igual modo, vários atractivos, garantindo um investimento de sucesso com taxas agradáveis, leis favoráveis, pacote de dados robusto, além dos estudos realizados.
Para este concurso, a concessionária nacional, além de ter prorrogado o prazo, decidiu rever o valor do "entrance fee" (taxa de participação ou de entrada), saindo de um milhão para 500 mil dólares norte-americanos.
A Covid-19 continua a afectar a economia mundial, em particular para mercado dos hidrocarbonetos.