Luanda - O visto de investidor no país passa a ser, doravante, concedido num prazo de três a cinco dias no máximo, contrariamente aos 30 até então efectivados, soube a ANGOP, esta sexta-feira.
A redução do tempo de concessão do referido visto resulta de um encontro, quarta-feira última, em Luanda, entre o presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX), Arlindo Rangel, e o director-geral do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), João Dias.
Segundo uma nota da AIPEX, do entendimento alcançado, ficam também reduzidos para os mesmos períodos os tempos para a concessão dos vistos de trabalho e autorizações de residência, solicitados ao abrigo do investimento privado.
O documento sublinha que a iniciativa representa um passo “gigantesco” e coloca Angola no mesmo patamar dos países mais “apetecíveis” ao investidor estrangeiro.
“Essa iniciativa é inseparável do processo de desburocratização e simplificação em curso em Angola, que o Executivo leva a cabo com o fito de abrir o país ao mundo”, lê-se na nota, acrescentando que esse processo dá especial ênfase à questão migratória.
No último ano, Angola isentou vistos de turismo a cidadãos de mais de 90 países de todos os continentes
O documento refere ainda que a AIPEX considera a iniciativa como uma acção alinhada à promoção do crescimento económico, a criação de empregos e a diversificação da economia nacional.
A AIPEX tem como missão promover e atrair investimento privado de origem nacional e estrangeiro, com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do país, bem como promover o aumento e diversificação das exportações de produtos e serviços do país. OPF/VC