Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, anunciou, esta terça-feira, a aquisição das primeiras aeronaves do tipo Boeing 787 Dreamliner, para o princípio de 2025.
O Chefe de Estado falava, em Luanda, na abertura das conversações oficiais entre as delegações de Angola e dos EUA, referindo que se trata das primeiras de um total de seis aeronaves a serem adquiridas pelo país.
Informou que Angola já está trabalhar com a americana Wings Group Consulting para a extensão do país para a categoria 1 da Administração Federal da Aviação, o que poderá ficar facilitado com a entrada em funcionamento pleno do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN).
Manifestou a pretensão do país trabalhar com os EUA na atracção de investimento direito americano para Angola e na abertura de oportunidades de comércio e de negócios de investidores angolanos no mercado americano.
João Lourenço enalteceu a contribuição dos Estados Unidos para a segurança alimentar e energética e para o desenvolvimento económico e social de Angola e de toda a região austral de África.
Sublinhou que o ANGOSAT-2 trabalha com a NASA e a empresa Maxar na aquisição de imagens satélites de alta resolução para a monitorização de calamidades naturais, nomeadamente na implementação do Programa de Combate aos Efeitos da Seca no Sul de Angola (CESSA).
Por outro lado, o Presidente da República exaltou o facto de o país albergar, em Junho de 2025, a Cimeira Estados Unidos/África, que vai aproximar políticos, empresários, académicos e a sociedade civil americana e africana para falar de negócios, de história, cultura e outras questões de interesses cruzados.
Com relação ao continente africano, João Lourenço manifestou o desejo de ver os investidores americanos envolvidos na construção das linhas de transportação de energia de alta tensão, no regime das Parcerias Público-Privadas para os países da África Austral, nomeadamente para a região do Copperbelt (Zâmbia), República Democrática do Congo (RDC), assim como para a Namíbia, conectando a rede eléctrica dos países da SADC.
“Senhor Presidente, a vossa visão e engajamento para o sucesso do corredor turístico, assim como a vossa grande contribuição para o nosso programa de transição energética, com a construção dos parques solares no sul de Angola, serão sempre lembrados como sendo um grande contributo para a segurança alimentar e energética, para o desenvolvimento económico e social de Angola e de toda a região austral de África”, disse João Lourenço.
O Boeing-787 “Dreamliner” destaca-se pelo seu elevado nível de tecnologia, design interior e, do ponto de vista operacional, pela economia de combustível e sustentabilidade ambiental. VC