Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Potencialidades da Pedra de Feitiço aguardam por investimentos

     Economia              
  • Zaire • Sábado, 28 Setembro de 2024 | 18h05
Fórum económico da comuna da Pedra de Feitiço, município do Soyo
Fórum económico da comuna da Pedra de Feitiço, município do Soyo
Pedro Vidal - ANGOP

Soyo – As potencialidades económicas da comuna da Pedra de Feitiço (Soyo), nos domínios da agricultura, pescas e turismo, aguardam por investimentos para alavancar o desenvolvimento desta localidade que dista a 145 km da cidade do Soyo.

A afirmação é do administrador comunal, Inácio Gaspar Olo, que neste sábado falava à ANGOP, à margem do primeiro fórum económico da comuna da Pedra de Feitiço. 

Disse que a comuna da Pedra de Feitiço é a localidade que ao nível do município do Soyo detém o maior potencial de recursos naturais, tendo realçado, também, a existência de reservas de fosfato e de petróleo.

Inácio Gaspar Olo quer agentes económicos com capacidade financeira para investir na região, para quem a proximidade da comuna com a cidade de Boma (RDC) pode ajudar no escoamento da produção por via fluvial (rio Zaire).

Minimizou a situação do mau estado da via de acesso à localidade, frisando que este desafio tem sido superado por alguns empresários que já têm algumas iniciativas empreendedoras no terreno, nos domínios da agropecuária e exploração de inertes.

“Temos quatro fazendas agropecuárias na comuna, cerca de mil e 900 cabeças de gado, por isso, o factor do mau estado da via de comunicação é um falso problema”, afiançou.

Por outro lado, disse que a administração local, em estreita colaboração com as autoridades municipais, está disponível a ceder terras para os investidores que queiram aplicar o seu capital na Pedra de Feitiço, ao abrigo da legislação em vigor, nesta matéria.

Empresários disponíveis em investir na Pedra de Feitiço

A classe empresarial no Zaire manifestou-se disponível a investir na Pedra de Feitiço, desde que haja facilidade na cedência de terras e na obtenção de títulos de propriedade das mesmas.

De acordo com o vice-presidente da Associação Provincial de Empresários e Empreendedores do Zaire (AEEZ) para o sector produtivo, José Kingani, a Pedra de Feitiço detém potencialidades que devem ser aproveitadas e exploradas.

“Temos aí bastante potencial, nos domínios da agricultura, pecuária, turismo e pescas, já que esta comuna é banhada pelo rio Zaire e detém vastas áreas de terras férteis e para o pasto”, notou.

Disse que segue para aquela comuna, nos próximos dias, uma comitiva de empresários de diferentes ramos produtivos para uma primeira prospecção, de modo a fazer o diagnóstico no terreno.

O primeiro fórum económico da comuna da Pedra de Feitiço foi marcado com uma palestra que versou sobre as suas potencialidades, orientada pelo director municipal do Ambiente e Saneamento Básico, João Marcelino Nenkamba.

O também especialista em projectos de arquitectura e urbanismo vincou a necessidade de se aproveitar os recursos naturais e minerais que a Pedra de Feitiço possui com vista ao seu desenvolvimento socioeconómico.

Quanto à via de acesso, lembrou haver um projecto do Executivo, com arranque em 2025, da construção de uma circular que ligará o Soyo a Mbanza Kongo, passando pelas comunas do Sumba, Pedra de Feitiço e Lufico (Nóqui).

O primeiro fórum de negócios da Pedra de Feitiço contou com a participação de empresários, membros da administração comunal e municipal, autoridades tradicionais da comuna, académicos, representantes de associações juvenis, entre outros convidados.

A comuna da Pedra de Feitiço, fronteiriça com a cidade de Boma (RDC) tem uma população estimada em cerca de 3.500 habitantes que se dedicam à pesca artesanal, agricultura e ao comércio.PMV/JL

 

 

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+