Uíge - Cinquenta e cinco produtores agrícolas do município da Damba, província do Uíge, expõem as potencialidades agropecuárias da localidade, na sétima edição da feira agropecuária, aberta este sábado na vila municipal.
O evento, que terá a duração de três dias, marca a abertura dos 113 anos de elevação do município da Damba à categoria da vila, actividade que junta produtores oriundos das comunas do Nssoso, Camatambo, Kussupete e Lemboa.
Entre os produtos expostos, destaca-se a mandioca, banana, batata doce e rena, feijão, ginguba, feijão, cana-de-açúcar, produtos aquícolas e hortaliças (couve, tomate, pimenta, cenoura e cebola).
Na abertura do evento, a administradora municipal da Damba, Eulália Changango, disse que a feira visa demonstrar as potencialidades agrícolas do município, numa altura de celebração de mais um aniversário.
Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, Eduardo Gomes, que presidiu à abertura do evento, destacou a contínua aposta do Governo na implementação de projectos que visam dinamizar a produção agrícola, visando o combate à fome e à pobreza no seio das famílias.
Apontou, como exemplo, o Programa Local de Apoio à Agricultura Familiar (PLAAF), cuja execução tem impactado a vida de várias famílias, sobretudo nas comunidades.
Nesta senda, disse estar em curso acções de reabilitação das vias de acesso aos campos agrícolas, para facilitar o escoamento da produção.
Para saudar os 113 anos da vila da Damba, foram agendadas actividades recreativas, desportivas, visitas a locais de interesse histórico, inaugurações, entre outras actividades.
O município da Damba dista a 197 quilómetros da sede capital da província. NM/JAR