Mbanza Kongo – As localidades fronteiriças do Luvo e Nóqui, na província do Zaire, contarão, a partir do próximo ano, com postos de Portagens e Pesagens de veículos, anunciou, esta sexta-feira, em Mbanza Kongo, a directora do gabinete local das Obras Públicas e Serviços Técnicos, Zuela Capilo.
Em declarações à ANGOP, a responsável explicou que, numa primeira fase, foram selecionados os dois postos fronteiriços com a República Democrática do Congo (RDC) devido ao volume de camiões carregados com mercadorias que transitam todos os dias para o país vizinho e para a província de Cabinda, norte de Angola.
Considerou viável a implementação dessa medida aprovada na última Reunião do Conselho de Ministros, frisando que para além de contribuir para a arrecadação de mais receitas, a instalação desses equipamentos vai garantir maior sustentabilidade e durabilidade das estradas nacionais.
A directora das Obras Públicas e Serviços Técnicos do Zaire disse esperar que a montagem desses equipamentos seja em paralelo com os aparelhos scanners, para permitir maior controlo e fiscalização de mercadorias que entram e saem nos dois países vizinhos.
A província do Zaire dispõe de quatro principais postos fronteiriços com a vizinha RDC, designadamente Luvo (Mbanza Kongo), Kimbumba (Soyo), Nóqui, Minga e Buela (Cuimba).
A região partilha 310 km de fronteira com a RDC. DA/JL