Portugal: Política monetária angolana garante descida da inflação

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 08 Junho de 2022 | 16h37
Banco Nacional de Angola é a entidade reguladora das políticas monetárias do país (Foto ilustração)
Banco Nacional de Angola é a entidade reguladora das políticas monetárias do país (Foto ilustração)
Francisco Miúdo

Lisboa (Da correspondente) - O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, disse hoje, em Lisboa, que o principal objectivo da política monetária da instituição é garantir a descida da inflação para um dígito até 2024.

Em declarações à imprensa, durante o seminário sobre "Novo Ciclo da Economia Angolana", o responsável salientou que o país está a migrar para um regime de metas de inflação.

"Temos assistido a uma queda da inflação em Angola e os dados de Abril sobre a evolução dos preços em Luanda mostram o valor mais baixo, desde Julho de 2015.", referiu.

Esta semana, fez saber que o Instituto Nacional de Estatística divulga os valores de Maio e a perspectiva é uma queda ainda mais acentuada da inflação que em Abril, pelo que se prevê que a inflação termine o ano nos 18%.

“ Temos o objectivo de que inflação tenha um crescimento a um dígito em 2024", realça o governador do BNA.

A moeda nacional angolana, o kwanza, tem registado uma apreciação nos últimos meses, valendo agora 430 kwanzas por dólar, no seguimento dos elevados preços dos combustíveis, o que ajuda a aliviar a subida da inflação no país, que é muito dependente das importações.

José de Lima Massano disse que o kwanza valorizou 30% face ao dólar, desde o início do ano, e vincou que, já no ano passado, a moeda, se tinha apreciado 18% face ao dólar, recuperando das fortes quedas que tinha registado desde 2017.

"Vamos continuar com uma política monetária restritiva porque, apesar de haver registo de um recuo da inflação, ela continua com níveis elevados, pois a taxa homóloga está acima dos 20%, e há um trabalho que tem de continuar", considerou, tendo sublinahdo que há grande vontade de tornar as condições mais relaxadas, mas que tem de se fazer este caminho, com realismo, porquanto a missão primeira é a estabilidade de preços".

Lembrou que o banco já tomou medidas para fomentar a recuperação económica e o financiamento da banca comercial.

No encontro organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Portugal/Angola, estiveram presentes diplomatas angolanos acreditados em Portugal.





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+