Lobito - O Porto Comercial do Lobito (Benguela) recebeu esta quinta-feira, nesta cidade, a certificação do Sistema de Gestão Integrada (SGI) das normas ISO, que comprova o atendimento aos critérios de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho.
Entregue por via da empresa nigeriana MS Certification Services, a referida certificação abarca as normas internacionais ISO9001, ISO14001 e ISO45001.
A ISO9001 é uma norma internacional focada na qualidade dos produtos ou serviços que, de forma geral, ajuda uma empresa a pôr em marcha práticas para alcançar tal desiderato.
Já a ISO 14001 é referente a práticas sustentaveis na promoção do ambiente e a ISO 45001 tem a ver com a segurança e o bem-estar dos trabalhadores.
Segundo afirmou o director da empresa nigeriana MS Certification Services, Nhen Jonath, em poucas palavras, o Porto do Lobito cumpriu com todos os requisitos exigidos para merecer tal certificação.
"Desejamos as boas-vindas e a partir de hoje estão globalmente certificados como membros da Vila Global", disse o director com entusiasmo.
Ao tomar a palavra, o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, realçou o sistema de gestão integrado, afirmando que é um conjunto de normas que têm a ver com a cultura de melhoria contínua e que premeia toda a organização do Porto do Lobito.
"Estamos comprometidos em manter e aprimorar esse sistema, garantindo que a nossa organização continue a crescer de maneira sustentável, segura e orientada para a qualidade", afirmou.
Na sua opinião, para melhor contribuição para o Produto Intermo Bruto, é fundamental que haja um aumento da produtividade, mas, para isso, é necessário melhorar a organização interna das empresas públicas.
Agradeceu a empresa angolana "Soalemag" pela formação de dos trabalhadores do Porto em relação à qualidade, com vista a elevar o reconhecimento da empresa a patamares internacionais.
O Porto do Lobito começou a ser construído em 1903, numa baía de águas calmas, tem a Restinga como quebra-mar natural e completou no dia 24 de Março de 2024, 96 anos de existência.
Os teminais polivalente (carga geral e contentorizada), o mineraleiro e o Porto Seco são as infra-estruturas que evidenciam as potencialidades daquela empresa portuária a nível da região e do mundo em geral, segundo especialistas.
Tem um cais acostável com 1.199 metros, com capacidade de carga geral de 600 mil toneladas e 250 mil TEU/ano para carga contentorizada.
O terminal minetaleiro tem um cais com 310 metros e capacidade para receber navios de 50 mil DWT (Arqueação bruta).
Já o Porto Seco, tem uma área de 90 mil metros quadrados. É um terminal intermodal terreste, directamente ligado a estrada e via-férrea ao Porto e conectado ao Caminho de Ferro de Benguela (CFB). TC/CRB