Benguela - O Porto Comercial do Lobito, localizado na província de Benguela, foi distinguido, nesta segunda-feira (9), em Viena (Áustria), com o Prémio de Escolha de Qualidade 2024, numa gala de premiação organizada pela Sociedade Europeia para Pesquisa de Qualidade, soube a ANGOP.
Segundo uma nota dessa empresa portuária enviada esta terça-feira à ANGOP, a gala decorreu no Parkhotel Schönbrunn, um local de destaque que reflectiu a importância do evento.
O Prémio de Escola de Qualidade é organizado pela Sociedade Europeia para Pesquisa de Qualidade, uma organização internacional dedicada à promoção de boas práticas em gestão da qualidade e à melhoria contínua em diferentes sectores.
Este prémio destaca empresas, instituições públicas e organizações que se diferenciam pela excelência em qualidade, inovação, ética e liderança, demonstrando resultados notáveis em suas operações e serviços.
Além de reconhecer os premiados, o evento ofereceu um fórum global para troca de conhecimentos e networking entre líderes empresariais, académicos e profissionais interessados em qualidade.
Os participantes tiveram a oportunidade de aprender com casos de sucesso, explorar novas abordagens na gestão da qualidade e desenvolver parcerias estratégicas.
A Sociedade Europeia para Pesquisa de Qualidade valoriza o impacto positivo das práticas de qualidade nas organizações e no bem-estar económico e social, promovendo soluções e ferramentas para enfrentar os desafios actuais nesse campo.
No evento, a administradora comercial do Porto do Lobito, Kátila Vanessa Neto, em representação do PCA Celso Rosas, agradeceu o reconhecimento e ao intervir enalteceu o papel de todos os trabalhadores para esta conquista.
Por outro lado, destacou a importância do Porto do Lobito no Corredor do Lobito, bem como a implementação das normas ISO e a mudança do modelo de gestão para landlord port (Porto Senhorio).
Entretanto, falando esta terça-feira à ANGOP, o Presidente do Conselho de Administração do Porto do Lobito, Celso Rosas, agradeceu a distinção em nome dos trabalhadores da empresa.
"É para nós motivo de muito orgulho, satisfação e gratidão, o facto de sermos reconhecidos por uma instituição que acompanha o desempenho de empresas em todo o mundo. Isso significa que estamos no caminho certo, que estamos a implementar práticas de boa gestão, o que é bastante significante no contexto das relações internacionais, das relações entre empresas e do mercado internacional", disse.
Para Celso Rosas, esse reconhecimento demonstra que estão a procurar elevar a qualidade, a inovar, a introduzir princípios de ética e a nossa liderança tem culminado com resultados notáveis, o que significa que estão no caminho certo, o que os enche de orgulho e os motiva.
"Nós não fomos chamados nem inquiridos, e fomos surpreendidos com uma notificação para recebermos esse prémio. A comunidade de trabalhadores do Porto do Lobito sente-se orgulhosa e motivada", referiu.
Face aos desafios futuros, o PCA disse que será necessário continuar a melhorar na disciplina, na organização, competência e nos resultados.
Defendeu a necessidade de elevação dos níveis de produção, o que só será possível com gente bem preparada e por isso estão a priorizar a formação em todos os domínios e a todos os níveis, para termos trabalhadores à altura dos desafios.
"Estamos a investir na aquisição de novas máquinas, equipamentos e tecnologia, no sentido de digitalizarmos os processos a nível da empresa, e isso só será possível com a capacidade de manutenção e operacionalidade de todo o sistema", afirmou.
Celso Rosas disse ser também objectivo melhorar a eficiência do Porto, para poderem atender navios com muita rapidez.
Na mesma senda, defende a necessidade de se assegurar todas as operações num ambiente de total segurança. Por isso, explicou, vão continuar a realizar os simulacros para aferirem a capacidade de actuação face a qualquer acidente ou incidente.
Enalteceu a compreensão de todos os operadores da comunidade portuária relativamente às novas atribuições do Porto, agora Senhorio, a quem desejou festas felizes.
Sobre o Porto
O Porto do Lobito é uma das mais importantes infra-estruturas do Corredor do Lobito.
Aquela empresa portuária assegura uma elevada percentagem de volume do comércio internacional de toda sub-região.
Tem como principais infra-estruturas, o terminal polivalente (carga geral e contentorizada), com um cais acostavel de 1.199 metros e uma profundidade de 14,7 metros.
Tem ainda o terminal mineraleiro com um cais acostavel de 310 metros e um calado de 15,3 metros, responsável em acomodar o minério que vem em da República Democrática do Congo e da Zâmbia. CRB