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Porto de Luanda lança ETAR para protecção de recursos marinhos

     Economia              
  • Luanda • Quarta, 22 Novembro de 2023 | 16h54
Vista parcial do Porto de Luanda.
Vista parcial do Porto de Luanda.
Nelson Malamba

Luanda – Um projecto para a construção de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) vai ser apresentado esta sexta-feira (24), na capital do país, com vista a garantir a sustentabilidade da protecção dos ecossistemas marinhos, uma iniciativa enquadrada nas boas práticas ambientais do Porto de Luanda.

Segundo a administração do Porto de Luanda, o projecto será lançado durante a 1.ª edição da Expo Economia Azul, a decorrer de 23 a 26 deste mês, na Baía de Luanda.

De acordo com essa direcção, a iniciativa portuária reveste-se de grande importância para a economia e o desenvolvimento do país, tendo vários impactos no ecossistema marinho, oceanos e zonas costeiras.

De concreto, entre vários benefícios, a ETAR contribuirá para a protecção ambiental, redução da poluição da água do mar, prevenção de riscos à saúde pública, melhoria da qualidade da água e protecção dos recursos marinhos.

Por outro lado, a direcção do Porto reconhece que as operações portuárias geram grande quantidade de resíduos sólidos, como embalagens e resíduos de carga materiais descartados.

Perante esse cenário, o Porto de Luanda considera que a construção da ETAR permitirá, igualmente, a segregação, colecta, o tratamento e a organização adequada de resíduos, evitando a acumulação desordenada e a poluição.

Adicionalmente, a Estação de Tratamento de Águas Residuais vai optimizar a gestão de resíduos, reduzindo custos operacionais, como taxas de aterro sanitário e custos de transporte de resíduos para locais distantes.

As actividades do Porto de Luanda enquadram-se no segmento de transporte, logística, cadeia de suprimentos e armazenamento, sendo a maior plataforma logística de Angola e a principal porta de entrada e saída de mercadorias do país.

Actualmente, possui terminais de carga geral, polivalente, multiusos, de combustíveis, contentores, uma base de apoio à actividade petrolífera e um terminal de passageiros que garante a ligação marítima entre Luanda, Soyo e Cabinda.

Criado há 78 anos, o Porto de Luanda é uma empresa pública, cujo modelo de operação dos seus dos terminais é feito por entes privados. QCB





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