Luanda – O Porto de Luanda foi distinguido, recentemente, em Bruxelas (Reino da Bélgica), como uma das empresas públicas com melhor qualidade de liderança, através da Convenção Europeia para a Investigação da Qualidade (ESQR).
A organização europeia se dedica à promoção da melhoria de estratégias de gestão de qualidade de processos, serviços e produtos à escala global.
De acordo com uma nota da embaixada de Angola no Reino da Bélgica, no Grao-Ducado de Luxemburgo e junto da União Europeia, a distinção da ESQR teve em conta o facto de o Porto de Luanda ter apostado, nos últimos três anos, na prestação de serviços de qualidade.
Concretamente, na sua afirmação em boas práticas de negócio e inovação tecnológica, através de uma estratégia de desempenho bem-sucedida, com iniciativas de promoção da qualidade desenvolvida.
Conforme o documento, esta distinção pode ser atribuída a entidades privadas ou públicas, com objectivo de encorajar os vencedores na busca de melhores acções, alcançar as suas metas empresariais, institucionais e profissionais pelo aperfeiçoamento contínuo da qualidade.
O prémio recebido pelo presidente do Conselho de Administração (PCA) do Porto de Luanda, Alberto Bengue, que na ocasião considerou a distinção como uma valorização e recompensa dos esforços empreendidos pelas equipas de trabalho da empresa.
“Esse feito acrescenta o nível de responsabilidade da empresa, pela qual passam, actualmente, cerca de 80 % do volume das exportações e importações do país”, lê-se na nota.
Relativamente a esta edição da ESQR, teve uma distinção extensiva a 55 entidades da Europa, Ásia, África, Américas e Austrália, de modo individual e colectivo, ligadas aos ramos de carácter social, económico e diplomático, assim como líderes empresariais, académicos e profissionais de renomada qualidade.
A Sociedade Europeia para a Investigação em Qualidade é uma organização suíça baseada em Lausanne, mas com um raio de acção internacional.
Para além da referida distinção, o Porto de Luanda foi o vencedor do prémio “Melhor Terminal Regional de Contentores”, no âmbito dos galardões outorgados pela plataforma internacional de portos Crans Montana.
Esse prémio é uma das 11 categorias criadas por esta plataforma internacional para distinguir e incentivar as autoridades ligadas às actividades portuárias. QCB