Luanda – Oitocentos milhões de kwanzas é o montante disponibilizado pelo Porto de Luanda para apoiar a implementação, este ano, do projecto de responsabilidade social e sustentabilidade “Ekanda”, anunciou, esta segunda-feira, administrador executivo da instituição, João Fernandes.
Ao falar no acto de lançamento do programa “Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Porto de Luanda - Uma visão de Futuro e para o Futuro”, o responsável explicou que os candidatos deverão submeter os seus projectos sociais e sustentáveis até ao próximo dia 17 de Julho, os quais serão financiados ainda durante o exercício económico de 2024.
Referiu ser um dos objectivos consciencializar e envolver os cidadãos nos programas e acções sociais como educação e saúde, com vista a contribuir para o bem-estar das populações e do meio ambiente.
Os interessados deverão apresentar os projectos através do programa de iniciativas “Projovem”, no site www.portoluanda.co.ao/programa-projovem.
Em relação ao desempenho financeiro do Porto de Luanda, afirmou que a empresa é rentável, mas não adiantou números.
Na ocasião, a directora do departamento de responsabilidade social e “compliance” do Porto de Luanda, Aurora dos Santos, esclareceu que o projecto Ekanda assenta em três pilares, nomeadamente, a sustentabilidade, o meio ambiente e a consciencialização.
Neste sentido, apontou a gestão de resíduos por meio do Eco-ponto, estação de tratamento de águas residuais industriais e domésticas, uso de painéis solares e a subestação eléctrica como algumas medidas adoptadas pelo Porto de Luanda, no quadro da responsabilidade sustentável.
Por sua vez, o secretário de Estado para Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, realçou que o Porto de Luanda é responsável por 80% das importações e exportações do país, facto que eleva a responsabilidade da instituição com as preocupações e os desafios do milénio.
Nesta perspectiva, apelou para maior profissionalismo dos 402 trabalhadores que anualmente operam três mil 900 navios, a utilização e acções adequadas que concorram para conservação e manutenção sustentável do meio ambiente.
A palavra Ekanda, que dá título ao projecto social do Porto de Luanda, provém da língua nacional kimbundo e em português significa nação.
O programa “Projovem” tem como finalidade elevar a escolaridade de jovens com idades entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental.
O mesmo visa a conclusão dessa etapa por meio da modalidade de educação de jovens e adultos, integrada à qualificação profissional e ao desenvolvimento de acções comunitárias. OPF/VC