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Porto de Cabinda exporta 25 contentores de madeira por mês

     Economia              
  • Luanda • Segunda, 18 Abril de 2022 | 17h18
Área de cargas contentorizadas do porto de Cabinda
Área de cargas contentorizadas do porto de Cabinda
Pedro João /ANGOP

Luanda – Pelo menos 25 contentores de madeira cerrada, de 20 pés cada, são exportados mensalmente pelo Porto de Cabinda para destinos como Vietname, Portugal e Estados Unidos da América, segundo o presidente do Conselho de Administração (PCA) da referida empresa.

José João Kuvíngua disse, em entrevista à ANGOP, que o Porto prevê exportar minerais depois da conclusão das obras de reestruturação de que beneficia actualmente, contemplando um Cais Quebra Mar definitivo, o Terminal Marítimo de Passageiros e a pavimentação do resto do terminal.

“Há empresas de produção de fosfato interessadas em saber quais são as reais capacidades, e provavelmente estes serão os nossos futuros clientes para essa variante, que serve para a produção de fertilizantes”, adiantou, sublinhando que a madeira é toda extraída da Floresta de Maiombe (segundo maior pulmão do Mundo).

O responsável frisou que, no sentido inverso, Angola importa, através do Porto de Cabinda, geralmente, da África do Sul, de Portugal, do Dubai, da China e dos Estados Unidos da América (EUA), equipamentos, viaturas, maquinarias, electrodomésticos e produtos alimentares, com destaque para frescos.

Sobre os produtos da Cesta Básica, explicou que grande parte, senão mesmo a Cesta toda, não passa pelo Porto de Cabinda, existindo um ponto de atracação, designado “Tier”, por onde passa a maior parte das mercadorias que saem de Luanda e outros pontos até ao município do Soyo, na província do Zaire.

“(…..) Do Soyo, a mercadoria é carregada em pequenas embarcações. Portanto, de facto, do Porto de Cabinda, passa uma certa quantidade da Cesta Básica. Mas,  as grandes quantidades disponibilizadas nos mercados e que alimentam o comércio, na sua maioria, não passa por aqui”, reforçou.

Por outro lado, José Kuvíngua informou que a facturação mensal do Porto de Cabinda desceu de 450 milhões de kwanzas para cerca de 200 milhões de Kwanzas, devido à pandemia, representando mais de 50%, valores que poderão ser recuperados ou superados, após à conclusão das obras em curso, de modernização e ampliação da unidade.

O Porto de Cabinda é uma instituição pública tida como o Pivô da actividade económica de Cabinda e da região austral do continente africano. Existe desde 1959, mas só em 1962 começou a exercer o seu papel comercial. Está intrinsecamente ligado à história da existência e desenvolvimento da cidade e da província de Cabinda.

Inicialmente, dedicava-se à exportação de produtos como madeira, cacau e café. Depois passou a ser também um ponto de importação de produtos, materiais e bens que contribuíam para o desenvolvimento e estabelecimento de alguma indústria na província, e hoje, volta-se aos serviços de Cabotagem.

 

 





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