População quer mais respeito pelos direitos do consumidor

     Economia              
  • Cunene • Quarta, 15 Março de 2023 | 17h08
Mercado informal da Alemanha
Mercado informal da Alemanha
José Cachiva - ANGOP

Ondjiva – Os consumidores da província do Cunene pediram esta quarta-feira, em Ondjiva, aos agentes económicos a fornecerem bens e serviços de qualidade, no sentido de salvaguardar a saúde.

Em declarações à ANGOP, a propósito do 15 de Março, Dia Internacional do Direito do Consumidor, Lucrécia Amalwa, disse que tem se notado o desrespeito pelos direitos do consumidor na compra e venda dos produtos alimentares.

“Já cheguei a comprar por três vezes peixe e frango nos contentores, mas ao chegar em casa dei conta que estava estragado, o que eu considero uma violação dos direitos do consumidor e prestação de um péssimo serviço”, afirmou.

Ana Paulina sugeriu aos comerciantes que, antes de colocarem um produto à disposição do público, devem inspeccionar o estado de conservação e as datas de caducidade, para evitarem contaminações à saúde.

José Dongala pediu aos agentes económicos, quando ocorra uma promoção na venda de bens, explicarem as razões da mesma porque alguns compram  produtos sem verificar a data de expiração.

Disse que os comerciantes desonestos se preocupam mais em vender o seu produto para adquirir lucros, em detrimento da saúde dos consumidores, daí a necessidade de verificar bem o produto a comprar.

José Dongala lamentou ainda a morosidade em alguns estabelecimentos comerciais sobre o atendimento dos clientes, o que acaba por ser uma má prestação de serviço e violação do direito do consumidor.   

Por outra, apontou que nos mercados informais verifica-se os produtos expostos ao sol, o que acaba por retirar a qualidade original para o consumo.

Altina Alfeus solicitou que os preços dos produtos da cesta básica, como arroz, frango e óleo, baixassem mais um pouco, para facilitar o bolso daquelas pessoas que não têm um rendimento mensal.

Por seu turno, o director do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC) do Cunene, Bernardo Hilundilwa, justificou que os direitos dos consumidores são violados, mas as informações pouco chegam à instituição.

Fez saber que de Janeiro a presente data, registou-se 14 denúncias sobre a violação dos direitos do consumidor, como a venda de produtos, com datas vencidas e conservados em locais impróprios.

Pediu a colaboração dos consumidores a denunciarem os violadores dos direitos, visto que alguns vendedores olham mais pelos lucros.

Bernardo Hilundilwa indicou que estão desde o dia 10 deste mês a realizarem acções de sensibilização para consciencialização dos comerciantes a prestarem serviços de qualidade, respeitando os direitos dos consumidores.

O direito do consumidor é o conjunto de regras e princípios jurídicos que trata das relações de consumo, isto é, as relações existentes entre o consumidor e o fornecedor de bens ou de serviços.

O Dia Internacional do Direito do Consumidor, celebrado em 15 de Março, é uma data muito importante, pois é destacada a relevância dos direitos do consumidor, como informação, segurança, liberdade de escolha e atendimento.PEM/LHE/AC

 

 

 

 

 

 

   
 
     

 

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+