Quipungo – Pelo menos 86 pessoas na condição de vulnerável, de entre elas ex-militares e comunidade SAN, beneficiaram hoje, segunda-feira, no município de Quipungo, província da Huíla, de quatro mil pintos rústicos, a razão de 20 para cada, com vista a estimular a produção de frangos de corte e de ovos.
Trata-se de uma distribuição gratuita da Acção Social, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, cujos beneficiários receberam, em Outubro de 2023, de uma formação em matéria de produção e fomento avícola oferecida pela Associação Agro-pecuária Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL), que patrocinou a aquisição dos pintos.
Em declarações à ANGOP, à margem da entrega das aves, o administrador municipal, José dos Santos Vital, sublinhou que com a entrega os beneficiários conseguirão ampliar a produção de aves e de ovos, visando garantir a segurança alimentar e nutricional.
A administração local, conforme o responsável, pretende com este desafio dinamizar a produção familiar de carne e de ovos, bem como contribuir para a renda familiar das comunidades abrangidas.
Segundo o administrador, é necessário que os beneficiários apliquem os ensinamentos que tiveram na formação, a fim de manterem o lote e evitarem perdas.
O município de Quipungo dista 120 quilómetros a Leste do Lubango e tem uma população estimada em 215 mil 196 habitantes e é potencial na produção de cereais. JT/MS