Dala – A circulação nas localidades de Nhambaca e Nconde, comuna do Cazage, 73 quilómetros do município do Dala (Lunda-Sul), foi reposta hoje, sábado, dez anos depois, com a inauguração de duas pontes metálicas sobre o rio Thumba e Txisseque.
Com quatro metros de largura cada, 15 e 18 de cumprimento, as duas estruturas têm capacidade para suportar entre 30 a 40 toneladas. A infra-estrutura tem durabilidade de 20 anos.
As obras de reposição foram asseguradas pelo Gabinete Provincial de Infra-estruturas, através da Brigada de Manutenção das Estradas, em colaboração com o Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA).
Durante a inauguração, o vice-governador da Lunda-Sul para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Cláudio Pemessa, disse tratar-se de mais uma intervenção do Executivo, no âmbito das suas responsabilidades sociais e institucionais, com vista a garantir a normal circulação de pessoas, meios e diversos bens.
Estas obras resultam de um plano de substituição das pontes de madeira por metálicas, empreitadas que serão levadas a cabo em outras zonas, tão logo haja disponibilidade financeira.
Por seu turno, o soba da localidade do Nhambaca, Jaíme Txifunga, mostrou-se satisfeito com a colocação da ponte, pois anteriormente tinham dificuldades de atravessar com produtos e crianças ao colo, devido à corrente de água no rio.
Para o administrador comunal de Cazage, Augusto Carvalho, a inauguração das pontes trouxe uma lufada de ar fresco, pois que permitirá o rápido crescimento da zona e consequentemente a atracção de investidores.
As duas localidades Nhambaca e Nconda contam uma população estimada em mais de cinco mil habitantes, maior parte dedica-se a agricultura de subsistência e caça.EM/JW/PA