Ponte do Malweca fica concluída em 30 dias

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 26 Abril De 2024    15h56  
Ponte do Malueca no município do Cazenga
Ponte do Malueca no município do Cazenga
Domingos Cardoso - ANGOP

Cazenga – A antiga ponte do bairro Malweca, que liga os municípios do Cazenga e Cacuaco, em Luanda, vai ser concluída no prazo de 30 dias, assegurou, quinta-feira, o governador provincial, Manuel Homem.

Em declarações à imprensa, no quadro da sua jornada de campo que efectua no município do Cazenga, o governante sublinhou que o empreteiro da obra foi remobilizado para retomar os trabalhos e concluir em 30 dias.

“A pois um longo período de paralisação, por incompatibilidade orçamental, é prioridade terminar os trabalhos e devolver a infra-estrutura aos municipes de Cacuaco e Cazenga, visando facilitar a mobilidade dos cidadãos”, garantiu.

Na ocasião, Manuel Homem anunciou, igualmente, o melhoramento da Sexta Avenida, que se encontra em estado avançado de degradação, no distrito urbano do Tala-Hadi, municipio do Cazenga.

Segundo o governador, a via, com uma extensão de 600 metros, será intervencianada com trabalhos de terraplenagem e valetas para águas residuais, num periodo de três meses, cujas obras iniciam neste final de semana.

Referiu que, enquando se aguarda por uma solução definitiva, a avenida deve ser intervencionada para devolver a tranquilidade e mobilidade de pessoas e  bens.

Quanto à Sétima Avenida, Manuel Homem lembrou que ė um projecto que esteve paralisada por várias razões administrativas, financeiras e técnicas, mas as obras já reiniciaram, com previsão de serem concluídas em Fevereiro de 2025.

Para essa empreitada, garantiu fazer tudo para que o curso  normal dos trabalhos continue.

Por outro lado, o governador provincial adintou que existe um programa que está a ser desenvolvido no Cazenga em seis bacias de águas pluviais, apontando a bacia do "Tio Gingongo" como a que apresenta maior preocupação, por existir mais de 500 familias impedidas de chegar nas suas residências.

Neste momento, nessa bacia de retenção das águas das chuvas está a ser intervencionada com uma bomba que garante a sucução, em 24 horas/dia, sendo já retirado mais de 27 mil metros cubicos de água.

De acordo com o governador, para as bacias do Tio Gingongo, BCA e outras, o Ministério das Obras Públicas garante a interligação a um sistema de drenagem de forma natural.

No âmbito da sua visita de trabalho de dois dias no município do Cazenga, o governador Manuel Homem procedeu a abertura oficial do troço Imbondiro/Centro Profissional do Cazenga, bem como inaugurou a Escola 3038. 

Essa jornada de campo faz parte do programa “Governar juntos”, que teve início no município de Viana, em Novembro de 2023, seguindo-se do Kilamba Kiaxi, em Fevereiro deste ano, visando trabalhar com as comunidades. PLA/ACS/QCB

 





+