Pólo diamantífero vai proporcionar desenvolvimento-governador

     Economia           
  • Lunda Sul     Sábado, 28 Agosto De 2021    16h41  
Governador da província da Lunda Sul, Daniel Neto
Governador da província da Lunda Sul, Daniel Neto
Angop/Lunda Sul

Saurimo - O governador da província da Lunda Sul, Daniel Neto, afirmou na sexta-feira, nesta cidade, que a implementação do Pólo de Desenvolvimento Diamantífero da Saurimo vai proporcionar desenvolvimento económico da região, tendo em conta as valências que dispõe.

O governante fez esta afirmação na mensagem de boas vindas, na cerimónia de inauguração do Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo, pelo Presidente da República, João Lourenço.

Adiantou que na infra-estrutura nasce uma oportunidade para homens de negócios, formação técnico-profissional e acesso ao primeiro emprego.

Reconheceu que a implementação do pólo representa, igualmente, um grande ganho para o país e a região, em particular, porquanto a juventude vê, nesta infra-estrutura, a esperança para um futuro melhor.

Daniel Neto garantiu o devido apoio institucional para que os objectivos previstos sejam alcançados em prol da melhoria da qualidade de vida da população, reiterando que iniciativas do género continuam para incentivar o desenvolvimento sustentável do leste.

Com uma população estimada em 629.213 habitantes, a província da Lunda Sul comporta três municípios, sendo Saurimo, Cacolo, Dala e Muconda .

O Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo é um espaço que tem como objectivo principal congregar empresas relacionadas com a economia mineira, com o foco na cadeia de valor dos diamantes.  

Foram inauguradas três fábricas de lapidação de diamantes, sendo “Kapu Gems”, com a capacidade para lapidar cinco mil quilates/mês, Stardiam” (508 quilates mês) e "KGK” (12 mil quilates/mês) e os centros de formação da ENDIAMA e da SODIAM.

A criação do pólo vai permitir ao país desenvolver a Bolsa de Diamantes, mas também aumentar a produção, reduzir o garimpo e elevar a capacidade de lapidação, que deverá atingir os 20% do total da produção diamantífera em Angola.

O projecto, com um investimento de 77 milhões de dólares, na primeira fase, vai contar com quatro fábricas de lapidação de diamantes, a que se vão juntar as quatro já existentes no país.

Construído numa área de 305 185 74 metros quadrados, o pólo está dividido em três áreas principais, designadamente comercial, industrial e a reservada à central híbrida.

A área comercial constitui o núcleo de acesso público com lojas, restaurantes, praça da alimentação, bancos, repartições fiscais, escritórios, centro de convenções, escola técnico profissional, posto médico e edifício para acomodação.

Já área industrial é composta por 26 lotes de diferentes dimensões, destinados à implantação de um centro de formação de lapidação de diamantes, fábricas de lapidação e indústrias do ramo diamantífero.

Localizado a quatro quilómetros da cidade de Saurimo, o pólo, na sua plenitude, vai garantir cinco mil postos de trabalho.





+