Moçâmedes – A província do Namibe, Sul de Angola, terá, dentro de 31 meses (dois anos e sete meses), o primeiro Pólo de Desenvolvimento de Rochas Ornamentais, num investimento do Estado angolano avaliado em 1,6 milhões de dólares.
O anúncio foi feito esta terça-feira, no Namibe, pelo secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correa Victor, durante o acto de lançemento da primeira pedra da futura infra-estrutura, cuja sua construção inicia este mês (Janeiro), no município do Sacomar.
O empreendimento, a ser erguido pela empresa “Telhabel”, prevê empregar 400 funcionários, com realce para os jovens dessa localidade.
Segundo o secretário de Estado, a construção do pólo vai permitir apoiar os produtores e aumentar a produção de rochas ornamentais, além de agregar valor acrescentado para dinamizar as exportações deste produto, facto que contribuirá para o reforço da arrecadação de mais receitas fiscais e cambiais, bem como promover a geração de mais empregos.
Jânio Correa Victor acrescentou que o surgimento do pólo de desenvolvimento também facilitará a interacção entre empresas, fortalecendo a conectividade do sector e abrir caminhos para que os empreendedores contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Disse que a referida iniciativa, que se enquadra no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023/2027, reflecte a determinação do Executivo angolano em promover o desenvolvimento sustentável e valorizar os recursos minerais do país, destacando as rochas ornamentais predominantes nas províncias do Namíbe, Huíla e Cunene.
“O pólo será um local onde serão criadas as condições de serviços e logísticas para as empresas que actuam no sector minério, mediante a construção de fábricas de transformação de rochas ornamentais e disponibilização de estruturas de apoio, como o centro de valorização deste produto, um centro de formação para preparação de mão-de-obra, porto seco, entre outros serviços”, destacou.
Antes do acto de lançamento da primeira pedra, o secretário de Estado visitou a unidade fabril Marlin/Rokafrica, localizada na região do Caraculo, município da Bibala, vocacionada à exploração de mármore branco, pedras ornamentais e pó de gramalometria, produto utilizado na indústria de tinta e cosméticos.
Assistiram essa cerimónia o governador do Namibe, Archer Mangueira, vice-governador para o sector Político, Económico e Social, Abel Kapitango, membros do Governo, autoridades tradicionais, entre outros convidados.
Além do Pólo de Desenvolvimento de Rochas Ornamentais, o novo município de Sacomar, que surgiu recentemente no âmbito da Nova Divisão Política Administrativa do país, também conta com outras infra-estruturas económicas e sociais, como Porto Minério, Logística da Sonangol, institutos politécnicos, estação eléctrica do Xitoto e zonas agrícolas, com um universo de mais de 20 mil habitantes. FA/QCB