Mbanza Kongo – Um depósito de armazenamento de combustível para o contrabando na vizinha República Democrática do Congo (RDC) foi desmantelado esta segunda-feira, em Mbanza Kngo, pela Polícia Nacional na província do Zaire.
A desactivação do referido esconderijo de derivados de petróleo ocorreu na aldeia do Siesie, na estrada nacional 120, que liga Mbanza Kongo à comuna fronteiriça do Luvo.
O produto, segundo apurou a ANGOP no local, era adquirido em diversas bombas da cidade por supostos contrabandistas e armazenado neste espaço construído de chapas de zinco, para depois ser escoado para a fronteira com a RDC.
Para além das bombas da cidade, o combustível vinha também de outros pontos do país em camiões cisternas e outros recipientes de maior capacidade de conservação.
Na ocasião, os efectivos da Polícia Nacional flagraram no local dois camiões cisternas que faziam o transbordo por via de uma electrobomba de 109 mil litros de petróleo iluminante para bidões de 50 litros e tambores de 250 litros, respectivamente.
O porta-voz do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, intendente Luís Bernardo, explicou que o desmantelamento desse depósito de combustível que alimentava o contrabando resulta de um trabalho operativo levado a cabo pelos efectivos da corporação.
Informou ainda que para além do desmantelamento desse depósito, a polícia no Zaire realizou, também, no último fim-de-semana, uma micro-operação em diversos pontos da província, que resultou na apreensão de 27 mil e 890 litros de gasóleo.
Durante a investida policial, disse, foram detidos nos municípios de Mbanza Kongo e Nzeto, 14 cidadãos acusados no crime de contrabando de combustível.
Informou que apesar de alguns casos esporádicos, o contrabando de combustível para a vizinha RDC tende a reduzir nos últimos meses, fruto das acções de combate ao fenómeno levadas a cabo pela corporação na região.
A localidade do Siesie situa-se a 12 km a norte da cidade de Mbanza Kongo, na estrada de acesso à comuna fronteiriça do Luvo. DA/JL