Mbanza Kongo – Um depósito de derivados de petróleo, que tinha 120 mil litros de combustível, supostamente, para contrabando na vizinha RDC, foi desactivado na manhã desta quarta-feira, pela Polícia Nacional no município de Mbanza Kongo, província do Zaire.
Trata-se de um depósito privado, erguido no interior de um quintal, localizado no bairro 11 de Novembro, periferia da cidade de Mbanza Kongo.
De acordo com o porta-voz do Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, intendente Luís Bernardo, o produto apreendido encontrava-se acondicionado em recipientes de 20, 25 e 250 litros, respectivamente.
Referiu que a apreensão deste combustível do tipo gasolina resulta de uma denúncia pública, cujos proprietários meteram-se em fuga.
“Os implicados usavam o referido quintal vedado com chapas de zinco como de uma oficina se tratasse, para ludibriar as forças da ordem. Os supostos contrabandistas adquiriam o combustível nas bombas da cidade e armazenavam no aludido depósito”, explicou a fonte.
O município de Mbanza Kongo, sede da província do Zaire, partilha uma vasta fronteira com a região do Congo Central (RDC), através da comuna do Luvo, que dista a 60 quilómetros a norte desta cidade. DMN/JL.