Mbanza Kongo – Cinco mil e 965 litros de combustível, que estava para ser contrabandeado na vizinha República Democrática do Congo (RDC), foi apreendido no domingo, pela Polícia de Guarda Fronteira na província do Zaire.
A apreensão deste produto (gasóleo) ocorreu na comuna fronteiriça do Luvo, que dista a 60 km a Norte da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire.
Segundo uma nota da corporação enviada esta segunda-feira à ANGOP, em Mbanza Kongo, foram detidos nove cidadãos nacionais acusados de suposto contrabando de combustível.
Ainda no domingo, a Polícia de Guarda Fronteira no Zaire, procedeu à apreensão, na fronteira do Luvo, de 35 sacos de arroz, 10 balões de fardo e um volume de sapatos diversos, por tentativa de fuga ao fisco.
A mercadoria estava a ser transportada para a RDC, por caminhos clandestinos denominados “fiotes”.
Foram, igualmente, apreendidas nove motorizadas de três rodas e uma de duas rodas utilizadas para a transportação dessas mercadorias.
Os produtos e os meios apreendidos serão encaminhados ao Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) no Zaire para a tramitação processual. JL