Soyo – Quatrocentos e sessenta e dois mil e 449 litros de combustível, avaliado em 110 milhões, 859 mil e 600 kwanzas, foi apreendido no período de 8 a 28 de Outubro deste ano, pela Polícia Nacional, em diversos postos fronteiriços com os países vizinhos.
Do produto apreendido, constam 185 mil e 300 litros de gasolina e 277 mil e 149 litros de gasóleo, informou esta sexta-feira, no Soyo, província do Zaire, o porta-voz do Comando Geral da Polícia Nacional, subcomissário Mateus Rodrigues, frisando que graças às acções de inteligência policial a corporação está a contrapor os “modus operandis” utilizados pelos contrabandistas.
O oficial da Polícia Nacional falava em conferência de imprensa, para apresentação dos resultados das acções desenvolvidas nos últimos 20 dias, no âmbito do combate ao contrabando de combustível.
A fonte disse que foram apreendidas, também, 11 viaturas e 13 motorizadas diversas, incluindo cinco embarcações artesanais, que os contrabandistas utilizavam para a transportação do produto.
A operação resultou, ainda, na detenção de 34 supostos contrabandistas, entre cidadãos nacionais e estrangeiros.
Explicou que as apreensões e detenções ocorreram nas zonas fronteiriças das províncias do Moxico, Lunda-Norte, Cabinda, Zaire, Cuando Cubango, Cunene, Cuanza-Norte, Uíge e Lunda-Sul.
Informou que, a mercadoria apreendida e os detidos foram encaminhados ao Ministério Público para a tramitação processual.
O porta-voz do Comando Geral da Polícia Nacional fez saber que, 96 por cento do combustível apreendido tinha como destino à República Democrática do Congo (RDC), sendo que a fronteira com este país é mais propensa para esta actividade ilícita. PMV/JL