Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

PN trava saída de seis mil litros de combustível para Zâmbia 

     Economia              
  • Moxico • Segunda, 23 Setembro de 2024 | 20h44
Tráfico ilícito de combustíveis
Tráfico ilícito de combustíveis
Kinda Kyungu- Angop

Lucusse – Seis mil e 600 litros de combustível foram apreendidos pela Polícia Fiscal Aduaneira, na comuna do Lucusse, província do Moxico, que tinha como destino a República vizinha da Zâmbia.

O produto, que estava armazenado em bidões de 20 litros, continha quatro mil litros de gasolina e dois mil 600 de gasóleo que estavam a ser transportados por um camião e uma viatura ligeira.

Em declarações à Imprensa, o chefe da Secção Técnica, Fiscal Aduaneira no Moxico, Adélio Silva, informou que na operação, denominada "kwilissa" (reposição da ordem), permitiu a detenção de dois, dos três cidadãos acusados na prática deste crime económico.

Explicou que os acusados transportavam o produto na calada da noite para a comuna do Lucusse e posteriormente para a comuna do Lumbala-Kaquengue (Alto Zambeze) em direcção à Zâmbia para a referida comercialização. 

No entanto, disse que os supostos contrabandistas e os respectivos meios serão encaminhados ao Ministério Público para os procedimentos legais.

Rita Segunda, uma das acusadas, explicou que pretendia trocar o combustível com produtos do campo como milho, bombóm e peixe nas comuna do Lucusse e do Lumbala-Kaquengue, contrariando as alegações da Polícia de que tinha como destino a Zâmbia.

Enquanto Mussole Palata, outro suposto traficante de combustível, mostrou-se arrependido pela acção e disse que pretendia ganhar dinheiro com a venda deste produto, na vila do Lumbala-Nguimbo, no município dos Bundas.

Recentemente, a Administração Geral Tributária (AGT) denunciou que noventa por cento dos 11 milhões e 760 mil litros de combustíveis destinados ao município fronteiriço do Luau, mensalmente, é contrabandeado.

Aquele órgão referiu, na altura, que o pequeno número de viaturas, motorizadas e outros aparelhos consumidores de combustível é irrisório para a existência de 36 bombas de combustível naquele município fronteiriço com a Republica Democrática do Congo (RDC). 

A província do Moxico partilha uma vasta vasta fronteira terrestre e fluvial de mil 77 quilómetros, dos quais 747 com a Repúblicada Zâmbia.LTY/TC/YD

 

 

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+