Luena – Um projecto denominado por “Plano Especial de Equilíbrio Comparativo das Condições de Partida para o Desenvolvimento do Moxico”, avaliado em 150 mil milhões de kwanzas, foi submetido ao Presidente da República, conforme uma nota do Governo local.
De acordo com o documento, consultado esta terça-feira pela ANGOP, o referido plano visa desenvolver projectos de impacto socioeconómico para a melhoria das condições de vida da população no período 2023-2027, num total de 820 acções.
O plano, segundo a nota, abrange oito domínios, mormente nos sectores da Educação, Saúde, requalificação das vilas e cidades, energia eléctrica, água, agricultura, habitação, desporto e lazer.
A província do Moxico, composta pelos municípios sede (Moxico), Camanongue, Léua, Cameia, Luacano, Luau, Alto Zambeze, Bundas e Luchazes, é habitado por 994 mil 53 pessoas, das quais 506 mil 837 são mulheres, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Estatística (INE).
A região debate-se com carência de estradas intermunicipais, escolas para acomodar 84 mil crianças fora do sistema deensino, unidades sanitárias, bem como expansão da rede eléctrica e águacorrente nas vilas municipais e comunais.
No quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), aprovíncia de Moxico beneficiou de 139 projectos, orçados em 32 mil milhões dekwanzas, destes 71 já foram inaugurados e 31 encontram-se paralisados por incumprimento contratual, enquanto outros estão em curso. TC/YD