Luanda - O secretário de Estado para o Planeamento, Milton Reis, assegurou esta quinta-feira, em Luanda, que o Executivo está a trabalhar para tomar medidas com vista a ter a inflação mensal abaixo de 1%, como aconteceu até ao mês de Maio.
Falando no habitual briefing do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), Milton Reis disse que as medidas para fazer face a essas questões que afectam os cidadãos serão anunciadas, pelo Governo, oportunamente.
Os dados do INE dizem que a variação homóloga situou-se em 11,25%, registando um decréscimo de 11,71 pontos percentuais em relação a observada em igual período do ano anterior (Junho de 2022).
O INE diz que comparando a variação homóloga actual com a registada no mês anterior verifica-se uma aceleração de 0,63 pontos percentuais.
Entre Junho de 2022 a Junho 2023, registou-se uma aceleração na variação de 0,57 pontos percentuais.
De acordo com a IPCN, as províncias que registaram menor variação nos preços foram Cabinda com 0,90%, Lunda Sul com 0,92% e Moxico com 0,94%.
Já as províncias que registaram maior variação nos preços foram Luanda com 1,69%, Lunda Norte com 1,50% e Namibe com 1,35%.
Quanto ao aumento dos preços, os dados apontam que a classe “Transporte” foi a que registou o maior aumento de preços, com uma variação de 2,71%.HEM/BA