Ndalatando – Mais de 19 mil milhões de kwanzas foram aplicados na execução de 29 projectos sociais de investimento público, durante o primeiro semestre deste ano, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), nos dez municípios da província do Cuanza-Norte.
Do total de projectos, 24 estão em execução, enquanto cinco encontram-se paralisados, devido a atrasos nos pagamentos e incapacidade técnica dos empreiteiros, que resultou na rescisão de três contratos por incumprimento, segundo dados do balanço semestral do Governo Provincial do Cuanza-Norte a que a ANGOP teve acesso esta terça-feira.
De acordo com o documento, o nível de execução física dessa empreitada ronda os 84 por centro, enquanto a execução financeira está avaliada em 70%.
Dos projectos referenciados, 18 estão ligados ao sector da educação, quatro à área de saúde, três virados a trabalhos de asfaltagem, dois ao sector dos serviços comunitários e a habitação, energia e água contam com um projecto cada, respectivamente.
Entre as obras de relevância do PIIM, em curso no Cuanza-Norte, destaca-se três escolas, em construção no município de Cazengo, um aterro sanitário, novo cemitério e 450 casas sociais.
Na mesma senda, no município de Cambambe estão em obras uma escola de 22 salas de aula, hospitais municipais e materno infantil, que prevêem ser inauguradas até ao final deste ano.
Essa província tem inscrito 89 projectos do PIIM, dos quais 43 estão concluídos.
A província do Cuanza-Norte está situada no estremo Oesde de Angola e a 190 quilómetros de Luanda, com 10 municípios. Tem uma extensão de 20.252 quilómetros quadros e uma população estimada em mais de 500 mil habitantes. LJ/IMA/QCB