Ondjiva - Membros das comunidades de apicultores dos municípios do Cuanhama e Cuvelai, província do Cunene, capacitados, recentemente, sobre práticas sustentáveis de apicultura, beneficiaram de 102 colmeias e equipamento de protecção, visando assegurar a produção de mel na região.
Trata-se de um processo iniciado em Maio último, que abrangeu 700 produtores, no âmbito da estratégia agropecuária de produção e recuperação da biodiversidade para melhoria da segurança alimentar e nutricional.
Segundo o coordenador da Organização Não Governamental (ONG) Codespa, Baptista Pedro, que prestou a informação à ANGOP, esta quinta-feira, os membros apreenderam ainda conhecimentos sobre cadeia produtiva e de valor do mel e derivados, e receberam fatos de protecção, botas, luvas para colheita, bem como recipientes para armazenamento do produto.
Disse que o projecto, em curso até finais de 2025, está a incentivar os produtores ao cooperativismo, de modo a obterem melhor produção, processamento e comercialização do mel e contribuir no fortalecimento das famílias no combate à fome e à pobreza. FI/LHE/VC