Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

PIB cresce 0,01% do II trimestre de 2022 a 2023

     Economia              
  • Luanda • Segunda, 02 Outubro de 2023 | 16h18
País regista crescimento do Produto Interno Bruto
País regista crescimento do Produto Interno Bruto
Rosário dos Santos-ANGOP

Luanda - O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,01% do I trimestre de 2022 ao II trimestre de 2023, informou esta segunda-feira, em Luanda, o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo a Folha de Informação Rápida (FIR), referente às Contas Nacionais do II trimestre de 2023, o PIB cresceu 0,2% na passagem do I trimestre para o II trimestre de 2023, levando-se em consideração a série com ajuste sazonal.

O INE refere que a variação trimestre por trimestre (com ajuste sazonal) aponta que as actividades que contribuíram positivamente para a variação do PIB, no II trimestre de 2023 em relação ao I trimestre de 2023, foram Agro - pecuária e silvicultura 0,12%, pesca 0,18%, extracção e refino de petróleo 1,84% e intermediação financeira e de seguros 0,25%.

Análise sectorial

A FIR indica que o Valor Acrescentado Bruto da agro-pecuária teve um crescimento de 1,6%, no II trimestre de 2023, em relação ao trimestre homólogo anterior, contribuindo positivamente em 0,002% na variação total do PIB.

O documento justifica que esta variação deveu-se ao aumento da produção das culturas agrícolas e da pecuária, sendo que os produtos da agricultura variaram em 0,16% e os produtos da pecuária 11,0% neste período no sector.

O Valor Acrescentado Bruto da Pesca teve um crescimento de 5,6%, no II trimestre de 2023, em relação ao trimestre homólogo, contribuindo positivamente em 0,003%, na variação total do PIB.

Este crescimento deveu-se ao aumento de algumas embarcações de grande porte e a entrada de mais projectos da aquicultura comunal e centros de larvicultura. O produto pesca industrial e semi-industrial representa um peso de cerca de 70% do sector, e neste período teve uma variação de 8,7%.

O Valor Acrescentado Bruto do Petróleo teve uma queda de 2,9%, no II trimestre de 2023 em relação ao trimestre homólogo, contribuindo negativamente em 0,01%, na variação total do PIB.

Embora tenha registado variações positivas na produção das quantidades extraídas de gás natural, LNG e condensado, houve uma queda da extracção de petróleo bruto, sendo que este último tem um peso na ordem dos 90%.

Esta variação é resultante da paragem do processamento devido à fuga de gás no poço “BL6P1-ST1” do campo Belize, à activação do alarme de pressão alta no tanque de armazenamento, no FPSO Kizomba A e o baixo desempenho de alguns poços do campo Ndungu, e também à falta de suporte do sistema de injecção de água.

O Valor Acrescentado Bruto da extracção de diamante teve um decréscimo de 21,9% no II trimestre de 2023, em relação ao trimestre homólogo, contribuindo negativamente em 0,01% na variação total do PIB.

Esta queda deveu-se, fundamentalmente, pelo facto de ter observado uma variação negativa na produção de extracção de diamantes e sal na ordem dos 22,1% e 52,9%, respectivamente. Os dois ramos de actividades comportam um peso superior a 90%. HEM/PPA





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+