Soyo - A petrolífera angolana Etu Energias vai instalar, este mês, painéis solares para suporte aos seus parques em Pângala, Kinguila e Kifuquena, no município do Soyo, província do Zaire, actualmente servidos com o uso de gás na prospecção.
A informação foi avançada pelo presidente do Conselho de Administração (PCA) da empresa, Edson Santos, durante uma visita, sexta-feira, com jornalistas ao campo do Pângala.
Precisou que a nova instalação irá produzir um megawatt para os três campos.
"A ideia é passar a trabalhar também com energia, e não apenas com petróleo, com prioridade para a solar", assegurou.
O município do Soyo, com 258 mil 599 habitantes, é actualmente iluminado por cerca de oito mergawats.
Novos postos de abastecimento
Outros projectos da empresa incluem a sua entrada para a Bolsa de Valores, aumentar até 40 os seus postos de abastecimento de combustível, nos próximos quatro anos, e construir uma fábrica de lubrificantes.
Edson Santos explicou que, actualmente, a Etu Energias conta com apenas três postos, em todo o país, sendo dois, em Luanda, e um, em Caxito (Bengo), estando em construção um novo, na capital do país, e um outro, no Soyo.
As vendas dos três postos actuais geraram, em 2023, um milhão de dólares americanos, disse.
Por outro lado, acrescentou, a Etu Energias lançou, este ano, a sua primeira marca de lubrificantes, com a parceria da Petrona, da Malásia.
Disse que a Etu Energias tem aumentado, gradualmente, a sua produção, com a aquisição de algumas percentagens, passando a sua produção com a Total para 12 mil barris dia e, com a da Galp, para 20 mil.ML/IZ