Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Peritos da OMC assinalam avanços de Angola na diversificação da economia

     Economia              
  • Luanda • Terça, 30 Maio de 2023 | 17h03
Navios (Foto ilustração)
Navios (Foto ilustração)
Nelson Malamba - ANGOP

Luanda – Angola tem desenvolvido, com sucesso, um conjunto de reformas estruturantes no quadro da diversificação da economia, no país, para reduzir a dependência excessiva do petróleo, considerou hoje, em Luanda, o chefe da missão dos peritos da Organização Mundial do Comércio (OMC), Steifatt karsten.

As reformas concretas do Governo angolano, em torno das revisões de políticas comerciais, centradas no sector empresarial privado,  já produzem resultados que podem ajudar a alterar o quadro interno do país, com a diversificação, assim como no papel do comércio na economia global.

“ O Governo angolano está a promover esforços multifacetados para estimular a cadeia de suprimentos, incentivos à produção interna e ao crescimento de postos de empregos, assim como a impulsionar os avanços no campo da tecnologia”, asseverou.

Desde o último Exame da Política Comercial da OMC, Angola tem registado desenvolvimento na sua política comercial, facto que demonstra que são acções concretas, sob a estratégia do Presidente da República, João Lourenço.

“ Este (Exame) é uma análise factual e imparcial do comércio de um país que absorve as políticas e práticas relacionadas ao comércio, conduzidas pelo secretariado da OMC”, indica o perito.

Steinfatt Karsten entende as revisões da política comercial como uma oportunidade para o sucesso e desafios da integração no cenário internacional.

A este respeito, o perito considera que a entrada de Angola para os mercados da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLA) e da região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) é uma oportunidade para expandir o comércio de Angola para mais de 55 mercados.

Na ocasião, o secretário de Estado para o Comércio, Amadeu Nunes, disse que este Exame de revisão visa a transparência do sistema de comércio nacional, o que promoverá a atracção de investimentos, não apenas para o petrolífero, mas permitirá ao sector privado desenvolver-se. OPF/AC





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+