Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Pequenas empresas ganham linha de financiamento “Diversifica Mais”

     Economia              
  • Luanda • Terça, 03 Setembro de 2024 | 17h04
Stand do Fundo de Garantia de Credito na FILDA 2024 (Arquivo)
Stand do Fundo de Garantia de Credito na FILDA 2024 (Arquivo)
Domingos Cardoso-ANGOP

Luanda - Uma linha de financiamento, com o montante por projecto até cinco milhões de dólares (1 dólar equivale a Kz 912,35), foi lançada esta terça-feira, em Luanda, pelo Fundo de Garantias de Crédito (FGC), visando apoiar as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME).

Denominado “Diversifica Mais”, o financiamento tem uma garantia soberana de 80 por cento do valor de crédito.

O projecto surge no quadro da aceleração da diversificação económica e do fomento do emprego e tem como foco as empresas localizadas ao longo do Corredor do Lobito, concretamente a ligação entre as províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico.

A garantia abrange todos os sectores da actividade económica, num prazo de 10 anos, sendo que os projectos com financiamento até 200 mil dólares beneficiam de uma garantia automática, com taxa de juros de 7.5%, ano.

A sua implementação resulta de uma parceria entre o Governo angolano e o Banco Mundial para financiar com 80 milhões de dólares o projecto Acelerar a Diversificação Económica e a Criação de Emprego. Será operacionalizado através do FGC, para suportar os financiamentos bancários.

Numa primeira fase, o projecto vai financiar as MPME detidas ou geridas por mulheres, com 12 milhões de dólares, e usd 20 milhões para projectos ligados à salvaguarda climática.

Em declarações à imprensa, o presidente do Conselho de Administração do Fundo de Garantias de Crédito, Luzayadio Nsimba, realçou que o programa é de abrangência nacional, podendo os empresários recorrerem já à banca e solicitar o financiamento no quadro do “diversifica mais”.

O gestor fez saber que, desde 2012, o FGC já disponibilizou mil 720 garantias que beneficiaram dos efectivos financiamentos dos projectos.

Já o secretário de Estado para o Investimento Público, Ivan dos Santos, reiterou total apoio ao empresariado privado para impulsionar a produção nacional, através dos financiamentos da banca ao sector produtivo nacional.

Na ocasião, foi igualmente assinado um memorando de entendimento, entre o Fundo de Garantias de Crédito (FGC) e o Banco de Fomento de Angola (BFA), com o objectivo de criar condições para a concessão automática de garantias parciais de crédito às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) cooperativas e empreendedores singulares. OPF/VC





Notícias de Interesse

Angola e ONU abordam paz e segurança nos Grandes Lagos

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 00h29

Angola e Reino Unido reforçam cooperação

 Domingo, 24 Novembro de 2024 | 00h06

UNITEL vence prémio FESTIPUB 2024

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h46

Moniz Silva promete reabilitar pavilhões em Benguela

 Sábado, 23 Novembro de 2024 | 23h39

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+