Pequenas empresas e empreendedorismo são fundamentais para populações da CPLP

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 23 Novembro De 2023    18h13  
Moxico: Kits de empreendedorismo entregue aos jovens
Moxico: Kits de empreendedorismo entregue aos jovens
Kinda Kyungu

Luanda - O director para os assuntos económicos e empresariais da CPLP, Ivan da Cunha, informou, quarta-feira, em Luanda, que as pequenas e médias empresas de empreendedorismo são temas fundamentais para as populações da CPLP.

Em declarações à imprensa, à margem do II Diálogo sobre Pequenos Negócios e Empreendedorismo no âmbito da CPLP, explicou que 90% da população de Cabo Verde, 80% do Brasil e 70% de Portugal trabalham diretamente com pequenas e médias empresas.

Asseverou que existe grande intenção e capacidade de execução para que as instituições e organismo que gerem as pequenas e médias empresas tenham reuniões constantes para evoluir e concretizar os objetivos.

“Uma vez que o empreendedorismo é fundamental e não alternativa, será uma alavanca essencial para que a nossa comunidade continue a crescer e florescer”, destacou o responsável.

Relembro que quando comparamos as economias da CPLP tendo em conta os últimos 20 a 40 anos continua em frente o crescimento das empresas, em geral, e no caso específico de Angola o empreendedorismo é seguramente superior a 60%, mas existe uma meta transversal que é o mercado informal .

"As iniciativas como proposta ao empreendedorismo em Angola são muito superiores àquilo que as estatísticas podem defender, repito seguramente acima de 60%", salientou o director para os assuntos económicos e empresariais da CPLP.

Segundo Ivan da Cunha, mas se se olhar para o tecido social angolano, vai-se observar que na sua generalidade em todo angolano em especial em toda mulher angolana a uma emponderada.

"Aproveito a ocasião para esclarecer que muitas das barreiras que se vão notando em relação a exportação são as trocas de táticas para captação, educação e formação, e acredito que não só. Até ao final deste encontro teremos notícias muito positivas que darão um alento à juventude", frisou.

Neste particular, sublinhou que as iniciativas públicas garantem emprego em cada cidadão da CPLP.

"Existe alguém que consiga efetivamente sozinho criar o próprio emprego, seguir a sua vida e quem sabe mais do que ter uma pequena e média empresa eficaz, também transformar a pequena em média ou grande empresa", vaticinou.

A Comunidade dos Paises de Língua Portuguesa – CPLP, criada em Julho de 1996, é composta por oito Estados: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tome e Príncipe e Timor-Leste.

ECC/MDS 





+